Exportações de vinho com novo recorde em 2018
Apesar de ser um país pequeno em extensão territorial, Portugal é um gigante na sua vocação para produzir vinhos de qualidade.
São inúmeros os fatores naturais e humanos que contribuem para esta condição excepcional, a começar pelo fato de que nenhum outro grande produtor mundial tem o privilégio de deter uma variedade de uvas viníferas como Portugal. Suas regiões viticultoras produzem mais de 280 espécies de uvas autóctones, consequentemente, uma invejável diversidade de vinhos de qualidade em cada categoria, com aromas e sabores capazes de seduzir os consumidores mais exigentes.
Conquistando o mundo
Nesse cenário favorável, puxado pela diversidade e pela qualidade de seus vinhos, Portugal têm sido muito eficiente no crescimento de suas exportações ao aliar outros fatores essenciais, como ações governamentais e privadas para promover a expansão do enoturismo em suas terras, campanhas contínuas para promover seus vinhos em países potencialmente consumidores, e incentivos que têm levado um número cada vez maior de produtores a participar de feiras e eventos especializados em enocultura.
Essa combinação tem dado muito certo e desperta o interesse dos grandes traders mundiais. Os vinhos portugueses vêm crescendo mesmo em mercados onde seu consumo já era consolidado, como Angola, o maior mercado consumidor de vinho no continente africano. Contudo, essa boa onda de crescimento se confirma, além de mercados tradicionais, na conquista de novos mercados, como a China, o Canadá e a Austrália, países que são grandes consumidores de vinhos e que também têm se encantado com os vinhos portugueses.
Os números da conquista
Portugal celebra mais um recorde em sua jornada progressiva na conquista do mercado da aldeia global, superando o marco astronômico de 800 milhões de euros em 2018. O crescimento foi de 3% sobre o volume negociado no ano anterior, que movimentou pouco mais de 770 milhões de euros, que, por sua vez, já havia sido o melhor resultado já alcançado pelos exportadores portugueses.
Sem grandes surpresas, o campeão de vendas ainda é o Vinho do Porto. Sua participação no volume negociado girou em torno de 43%, e seus maiores consumidores são os países da União Europeia, seguidos de outros mercados que tradicionalmente consomem o famoso fortificado português, como Estados Unidos, Angola e Brasil.
A regularidade do desempenho de produtividade e exportação de Portugal garantiu também a manutenção de sua colocação entre os maiores exportadores de vinho do mundo. Segundo dados da OIV (Organização Internacional do Vinho), é o mercado que tem se mantido estável desde de 2015, indicando uma taxa anual de crescimento na ordem de cerca de 3%.
Portugal confirmou esta tendência mais uma vez, mantendo-se na posição de quinto maior exportador de vinhos do bloco europeu. O quadro é encabeçado pela Espanha, seguida pela França, o maior produtor mundial de vinho, depois Itália e Alemanha.
Eno Gourmet Premium
As condições naturais privilegiam Portugal, criando condições excepcionais para o cultivo de excelentes e variadas uvas viníferas. Produtores experientes unem técnicas tradicionais e modernas para fazerem do vinho português o melhor do mundo. E os grandes mercados mundiais estão descobrindo essa verdade.
Para saber mais sobre os vinhos portugueses e conhecer alguns rótulos das melhores regiões de Portugal, navegue pela loja de vinhos da Eno Gourmet Premium. Você pode escolher entre os melhores vinhos tintos, brancos e fortificados, ou entre os rótulos que mais agradam ao seu paladar, podendo recebê-los no conforto de sua casa.