Como atualizar sua carta de vinhos em sua adega caseira
Os felizardos que alcançaram o desfrute de montar uma adega em casa sabem que praticamente todo o prazer proporcionado na enofilia está atrelado a um esforço. Ao menos, até certo ponto.
É o caso de quando se separa um vinho a ser decantado para um jantar. De tempos em tempos, é preciso monitorar a temperatura ou a umidade do ambiente da adega, ou ter claramente o controle de quais rótulos representam as lacunas atuais na adega.
Organização e satisfação
Ter uma adega em casa não exige o nível de controle de um restaurante. Mas, não ter controle nenhum, pode trazer alguma frustração, como, por exemplo, buscar um rótulo para servir a um amigo que o esteja visitando e descobrir que acabou.
Ao invés da frustrante surpresa, manter um controle simples vai proporcionar a segurança de que é possível servir este ou aquele rótulo aos convivas. Ademais, a notada falta de alguns rótulos pode levar ao momento de fazer as devidas reposições.
Há inúmeros aplicativos de celular para gerenciamento de sua adega pessoal, vamos apenas citar alguns:
Todos esses aplicativos são simples de usar, podem ser encontrados em versões Android ou iOS e ficam, literalmente, à mão do usuário. Mas, para quem preferir, uma solução menos sofisticada é a boa e velha planilha eletrônica.
Reposição e renovação
Por menor que seja a adega, o ideal é que disponha pelo menos de 15 vinhos tintos, 10 vinhos brancos, cinco espumantes e dois vinhos fortificados.
Diante da grande variedade de vinhos em cada categoria, pode surgir a dúvida sobre repor o rótulo ou buscar novos rótulos. A questão se resolve no campo do gosto e do estilo pessoal. Para alguém com tendências mais conservadoras, a predileção por manter os rótulos mais apreciados é grande em detrimento da renovação da carta. Por outro lado, um pouco de ousadia é sempre bem-vinda. É bom poder buscar por novos rótulos, pois o prazer e o aprendizado são sempre certos.
Vinhos portugueses
Os vinhos portugueses devem ter lugar garantido na adega. Portugal tem sido celebrado entre os mais importantes produtores de vinho do mundo. Seus vinhos são deliciosos e com aromas extremamente agradáveis.
E se os vinhos portugueses são indispensáveis, o Vinho do Porto encabeça esta regra. Tenha sempre em sua adega pelo menos um rótulo Porto Ruby e outro Porto Tawny.
O Porto Ruby tem uma coloração intensa e um sabor doce e frutado, com uma boa complexidade. É um vinho que se harmoniza muito bem com queijos e carnes vermelhas.
E o Porto Tawny é um vinho mais maduro, equilibrado e elegante, ideal para acompanhar queijos fortes e massas de molho branco.
Uma regra importante para manter uma adega pessoal é a procedência do vinho e nisso a Eno Gourmet Premium pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em vinhos portugueses. Antes de realizar novas compras para sua adega, explore a carta de vinhos da Eno Gourmet Premium e compre online os melhores vinhos portugueses.