Veja como funciona o processo do método asti
Uma das bebidas que está mais presente em comemorações e festas, sem dúvida, é o bom e apaixonante espumante, pois o seu sabor suave e seus aromas intensos deixam essa bebida no agrado até mesmo das pessoas mais exigentes.
Existem muitos tipos de espumantes, mas o que mais costuma ser servido é o Moscatel, que é produzido através de um método chamado Método Asti.
Assim como na produção de diversos tipos de vinhos, Moscatel é um nome dado para uma família de uvas que se chama Moscato e todo espumante feito com a uva Moscato branca é sujeita ao Método Asti para a sua produção.
Normalmente, os espumantes produzidos através desse método conta com um teor alcoólico baixo que vai entre 6% a 10%. Já o seu frescor e seu sabor adocicado é intenso, feito com aromas frutados e florais.
Saiba como funciona o Método Asti
Esse método é feito através de uma variação do Método Charmat, em que o processo de fermentação é feito dentro de autoclaves. Mas, diferente do Charmat, o Método Asti fermenta a bebida apenas uma vez.
O processo começa através do armazenamento do suco de uvas Moscatel dentro de cubas junto às leveduras que têm a função de fermentar esse suco.
Durante essa fermentação, o açúcar que está contido no mosto se transforma em álcool através da função das leveduras. Por esse motivo o espumante Moscatel é mais adocicado e menos alcoólico quando comparado aos que são sujeitos à dupla fermentação.
Ao atingir um teor alcoólico de 6% a 10%, essa fermentação é interrompida através de um choque térmico que ajuda a resfriar rapidamente esse espumante para uma temperatura de 0°C a -3°C.
Logo após esse processo, o espumante está pronto para ser embalado e levado às prateleiras para ser vendido. O seu vinho pode pedir uma taça especial, então, atente-se para esse detalhe a fim de ter uma experiência ainda melhor.
Saiba como harmonizar esse tipo de espumante
Depois de saber como funciona o Método Asti em seus detalhes, vale a pena saber como harmonizar o espumante feito através dele com os alimentos ideais.
Essa bebida é um tanto quanto doce, conta com um aroma delicioso e seu teor alcoólico é baixo. Por esse motivo, muitas vezes, fazer a sua harmonização é algo difícil.
Ele faz uma dupla perfeita quando servido junto a algumas fatias ou cubos de queijos leves e suaves, pois o seu sabor já é bem marcante, então, não harmoniza adequadamente com alimentos de paladar forte.
Além dos queijos suaves, um bom prato para servir com espumantes produzidos no Método Asti é o produzido por saladas frescas, pois a sua refrescância deixará um sabor delicioso em seu paladar.
Para as sobremesas, é possível combiná-lo com aquelas que não são muito doces, como as feitas com frutas como o abacaxi. Além disso, ele é perfeito para combinar com frutas brancas, como melão e pêra.
Para comprar vinho online em Portugal e também os melhores espumantes produzidos através do Método Asti entre no site da Eno Gourmet Premium e veja todas as opções que oferecemos.
Além disso, você pode conferir muitas outras dicas de vinhos no blog da Eno Gourmet Premium.