Segredos de um jantar: harmonizando vinho com bacalhau
O bacalhau está presente na gastronomia de muitos países. Seu sabor destacado e sua textura servem ao enriquecimento de inúmeras receitas consagradas, desdobradas em pratos belíssimos e muito agradáveis.
Ora se vê alguém defendendo que bacalhau deve ser harmonizado com vinho branco. Outras vezes, alguém advoga em favor do vinho tinto como ideal para acompanhar receitas à base de bacalhau. A questão, porém, não é encerrada nem em uma direção e nem na outra. Há receitas com bacalhau que se harmonizam mais com tintos e outras, no entanto, que pedem a leveza dos brancos.
Na sequência, vamos ver algumas receitas tradicionais de bacalhau e quais vinhos são mais adequados na harmonização dos sabores do bacalhau e dos outros sabores que compõem cada receita.
Bacalhau à Brás
Antes de firmar uma definição de qual tipo de vinho é ideal para acompanhar pratos à base de bacalhau, é essencial considerar tanto a maneira de preparo, quanto os demais ingredientes que são utilizados na receita e que, naturalmente, influenciarão em seu sabor final.
O Bacalhau servido à Brás é preparado em lascas salteadas no azeite saborizado por uma boa medida de cebolas e azeitonas pretas. A seguir servido com ovos cozidos e batatas coradas.
O prato é alegre e delicioso. Seus sabores se harmonizam muito bem com a presença marcante de um vinho tinto complexo e de aroma frutado. Uma sugestão excelente é harmonizar o Bacalhau à Brás com o Vinho Verde DOC Tinto produzido da Vinha dos Ingleses, um vinho elegante, de uma viva coloração rubi, e um aroma de frutas vermelhas silvestres. Seus taninos são presentes e macios, um toque que faz toda a diferença, neutralizando o sabor da gordura abundante na receita.
Bacalhau à Lagareiro
O tradicional Bacalhau à Lagareiro é uma receita de grande simplicidade, mas de um sabor incrível. Uma posta generosa do lombo do bacalhau dessalgada é assada com azeite e ervas e servida sobre uma cama de batatas rústicas assadas com sal grosso.
É uma receita que pede um vinho jovem com boa acidez. Uma escolha muito adequada é o Vinho Branco Trajadura da Quinta da Lixa. Um vinho jovem, monovarietal e de cor citrina. Sua característica mais marcante é o seu grande frescor, resultante de uma acidez perfeita. Sem deixar, contudo, de ser um vinho equilibrado e elegante, com notas frutadas que ditam uma boa complexidade.
Como alternativa, pode se buscar um vinho rosé, como o Douro DOC Vila Real Rosé, um vinho de bela coloração rosada, de aroma intenso de frutas vermelhas e de acidez bastante equilibrada.
Bacalhau à Gomes de Sá
Uma das receitas mais tradicionais da cozinha portuguesa. Postas altas de bacalhau são cozidas com batatas, ovos e azeitonas pretas em uma água previamente aromatizada com louro e pimenta rosa. O bacalhau é servido al dente, com um fio de azeite virgem e salsa fresca.
Para uma boa harmonia com o Bacalhau à Gomes de Sá, a sugestão é o Monte da Raposinha Reserva Tinto. Um vinho de cor intensa e boa complexidade. É perfeitamente equilibrado, com destaque suave para seus taninos e as notas amadeiradas de carvalho, contrapondo-se à sua doçura e acidez.
Vinho e gastronomia
Para quem gosta de vinhos e da gastronomia portuguesa, a Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada na comercialização de produtos portugueses para a boa mesa. Você pode comprar online os vinhos sugeridos na matéria acima ou escolher outros rótulos, conforme a sua predileção, com a certeza de qualidade e procedência. Aproveite.