Glossário: todos os termos de que você precisa saber
Todas as áreas do conhecimento humano possuem termos e conceitos próprios ou aplicados em um sentido peculiar. A enofilia tem os seus!
Basta observar uma conversa despretensiosa entre algumas pessoas que têm em comum a paixão pelo vinho. Uma profusão de termos únicos, poucas vezes empregados com certa propriedade. O respeito no ar lembra a admiração culta dos tribunais, e a alegria contida é como a vibração de alguém que assiste uma bela partida de tênis em Wimbledon.
Vamos conhecer alguns termos essenciais que sempre estão presentes quando o assunto é o vinho.
ABCD do vinho
Acidez: a acidez é a sensação normalmente detectada pelas partes laterais da língua, que provocam a salivação. A acidez é responsável pelo frescor do vinho, participando de seu o equilíbrio.
Adstringência: aquela sensação de aspereza ou secura deixada na boca após tomar o vinho. É uma reação química provocada pela presença de uma base muito marcante que interrompe a salivação.
Alcoólico: redundância à parte, diz-se que um vinho é alcoólico se o seu teor de álcool se sobressai prejudicando a percepção do sabor da bebida.
Amadeirado: vinhos que passam pelo processo de amadurecimento em barris de madeira, normalmente apresentam notas de madeira, em maior ou menor grau, tanto em seu aroma, como em seu sabor. O carvalho é a madeira mais comum na fabricação de barris para vinho, mas outras madeiras podem ser utilizadas, de forma que o sabor pode variar, inclusive, se a madeira tiver passado pela tosta.
Amargo: não se trata da ausência de doçura de um vinho. O vinho é considerado amargo quando possui taninos em excesso, tornando-se áspero e de retrogosto desagradável.
Austero: são vinhos de aromas e sabores pouco frutados, com taninos firmes e alta acidez, de forma equilibrada, atribuindo à bebida uma personalidade mais séria e formal.
Aveludado: quando a textura de um vinho é suave e agradável ao paladar, com os taninos firmes e macios, se diz que o vinho é aveludado.
Attaque: é a primeira sensação que sentimos ao degustar um vinho.
Batonnage: durante a fermentação, o vinho é movimentado com uma vara (bâton, em francês), favorecendo a diluição dos sedimentos, fortalecendo sua estrutura e seu sabor.
Blend: é o vinho resultante da mistura de outros vinhos. Também conhecido pela expressão assemblage.
Bouquet: é o conjunto das sensações olfativas percebidas do vinho, que envolve os chamados aromas primários e secundários.
Brut: classificação de um vinho com menos de 15g de açúcar por litro, tornando-o seco.
Colheita tardia: a expressão colheita tardia é usada para determinar um vinho produzido com uvas colhidas após o período normal de maturação, o que permitiu uma concentração maior de açúcar por fruto, resultando em vinhos mais doces.
Complexo: a complexidade de um vinho está relacionada com as sutilezas na gradação de seus aromas e sabores, o que torna a avalição mais difícil, mas também muito prazerosa.
Corpo: o corpo do vinho é o conjunto que é percebido em sua degustação: aromas, sabores, taninos, acidez e açúcares. No caso dos tintos, o corpo é também percebido na intensidade de sua coloração.
Curto: é um vinho simples demais, de pouca personalidade, sem final de boca.
Dépôt: são os resíduos de leveduras mortas, sua presença durante o processo de maturação contribui para a formação da complexidade do vinho.
Doce: o vinho doce é aquele que contém uma dose excessiva de açúcar residual, ou seja, que restou do mosto sem ser transformado em álcool, persistindo e sobrepondo outros sabores na bebida.
Duro: o chamado vinho duro é jovem, com acidez e taninos muito pronunciados.
Blog da Eno Gourmet Premium
A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos portugueses e mantém, em seu portal, um blog com assuntos atuais e relevantes sobre vinhos e gastronomia. Todos os termos tratados acima, e tantos outros, já foram abordados com maior profundidade em materiais dedicados a cada um deles.
Então, para conhecer mais sobre o encantador mudo dos vinhos, abuse dos recursos oferecidos pela Eno Gourmet Premium. E, aproveite para conhecer as dezenas de rótulos nas prateleiras da loja virtual de vinhos.