Fator produtivo: qual é a quantidade necessária de uvas para se obter uma garrafa de vinho?
O vinho é uma bebida amada por seu sabor, aroma e por cada nuance envolvida em seu processo de produção. Nós sabemos que a matéria-prima para a produção dos vinhos é a uva, mas qual será a quantidade utilizada para que se consiga obter uma garrafa?
Essa é uma pergunta interessante e que pode surpreender muitas pessoas, até mesmo os maiores amantes da bebida, já que esse não costuma ser um assunto tão comentado, embora seu conhecimento seja importante para entender melhor como funciona o processo produtivo do vinho em sua complexidade.
Vamos saber qual é a resposta para essa pergunta e, assim, apropriar-se de mais um conhecimento interessante a respeito de uma das bebidas mais amadas de todo o mundo!
Qual é a quantidade de uvas necessária para se obter uma garrafa de vinhos?
Assim como várias outras questões tangentes ao assunto, não existe uma resposta definitiva e que se aplique a todos os casos, já que ela varia de acordo com uma série de variáveis. Porém, podemos considerar que para cada garrafa de tamanho padrão, com 750 ml, sejam necessários 4 cachos de uva, equivalente a, aproximadamente, 1 quilo da fruta.
Um dos primeiros detalhes que podem surgir na mente depois desse conhecimento é o fato de que 1 quilo de uva corresponda a 750 ml da bebida, ou seja, há uma perda nesse processo. Porém, é importante lembrar que algumas partes da fruta deixam de ser usadas, como a casca e as sementes, que formam a substância conhecida como mosto.
Além disso, outros detalhes também devem ser ponderados. Se a uva está em uma região ou época em que o sol é muito intenso, pode ser necessária uma quantidade maior, já que a ação do calor faz com que os bagos da fruta sejam desidratados e, portanto, resultem em uma quantidade menor de ingrediente para a produção do vinho.
Leia também: Destaque para o Porto: conheça sua forma de produção
O tipo da uva também precisa entrar na equação, já que algumas castas produzem bagos maiores e outras trazem frutos menores, o que também influencia na quantidade.
Via de regra, 1 quilo de uva, geralmente capaz de produzir 750 ml da bebida, equivale a 300 bagos de uva. Como cada cacho de uva possui aproximadamente 75 bagos, então são necessários pelo menos 4 cachos para a produção de uma garrafa.
Cada taça de vinho tem pouco menos de 200 ml da bebida e precisa de, no mínimo, 1 cacho de uva para que possa ser produzido. Logo, as garrafas costumam servir 4 taças, uma para cada cacho geralmente envolvido no processo.
Por outro lado, cada videira costuma produzir em torno de 40 cachos de uva, ou seja, 3.000 bagos. Logo, uma videira produz ingrediente suficiente para 10 garrafas de vinho, ou seja, 40 taças da bebida.
Outro detalhe importante e que merece ser destacado é o fato de que é preciso aguardar pelo menos 4 anos para que a videira apresente a qualidade necessária para a produção do vinho. Logo, a partir do 5º ano, cada uma delas pode ser responsável pela produção de 10 garrafas de vinho.
A Eno Gourmet Premium é a loja ideal para você comprar vinho online. Separamos as melhores garrafas de vinhos portugueses, que é um mercado mundialmente conhecido pela qualidade da bebida. Acesse o blog da Eno Gourmet Premium para aprender ainda mais a respeito do universo dos vinhos!