Cultivando novos hábitos: lições básicas para entrar no mundo dos vinhos em 2019
Uma das tradições mais populares no final de cada ano é fazer uma lista de decisões a serem desenvolvidas ao longo do novo ano. Se, na elaboração de sua lista de decisões para 2019, há um desejo de aprender mais sobre vinhos, seja bem-vindo a um dos melhores anos de sua vida.
O mundo do vinho é repleto de cultura, de sensações e de oportunidades de aprendizado. Para encorajar seu desejo de imersão no universo do vinho, a seguir apresentamos algumas lições que se mostrarão essenciais na medida de sua própria evolução no aprendizado.
Atenção no rótulo
Um bom começo na escolha de um vinho é obter da leitura do rótulo da garrafa as informações sobre as características do vinho, que podem servir de imediata referência para identificar que tipo de vinho está sendo adquirido. Inicialmente, vejamos as seguintes informações:
- Tipos de uvas: naturalmente, o sabor principal do vinho vem da uva predominante em sua composição. Logo, pode ser uma boa opção escolher vinhos varietais, ou seja, aqueles que são elaborados especialmente com apenas um tipo de uva, visto que esta escolha facilita acertar no sabor principal do vinho.
- Origem: os vinhos produzidos em certas regiões têm características semelhantes, principalmente em razão do clima e do tipo de solo onde as uvas foram cultivadas. Mais uva vez, este critério pode ajudar a acertar em características como sabores e aromas do vinho.
A idade do vinho
Ao contrário do que alguns podem dizer, nem todo vinho é feito para envelhecer. Alguns tipos de vinhos são feitos para ser bebidos jovens, tempo em que são mais ricos em aromas e sabores.
Por outro lado, é certo que alguns vinhos são melhores depois de um período de envelhecimento, visto que o tempo vai torná-los mais ricos, destacando suas características, aumentando sua complexidade e sua elegância.
Vinho varietal ou de corte
Um vinho pode ser classificado a partir da predominância das frutas utilizadas em sua produção. Quando um vinho é produzido com a predominância de um tipo de uva é chamado de varietal. O vinho varietal precisa ter no mínimo 75% da uva descrita no rótulo.
O vinho de corte, por sua vez, é um vinho produzido com vários tipos de uvas. O vinho de corte também pode ser chamado de assemblage, que significa “mistura” em francês.
Vinho fino ou de mesa
Mais uma vez, o vinho pode ser definido pelo tipo de uvas que serão utilizadas na sua produção.
Os chamados vinhos finos são produzidos com uvas específicas para a viticultura, são as uvas chamadas Vitis Vinifera. A maior parte são uvas de bagos grandes, de cascas grossas e com maior presença de taninos.
Já os vinhos de mesa são compostos com as uvas comuns chamadas de uvas americanas, nome que se dá às uvas típicas para consumo in natura.
Vinhos para todos
O mundo do vinho é maravilhoso e sedutor. Mas, neste novo ano, à medida em que for evoluindo em seu aprendizado, você perceberá que o melhor vinho não é o mais caro. O melhor vinho é o que agrada ao seu paladar. Seja ele tinto ou branco, fino ou de mesa, ou ainda, varietal ou de corte.
Por isso, aproveite os conteúdos do blog mantido pela Eno Gourmet Premium e a disponibilidade de uma grande variedade de rótulos, das mais diversas categorias, que você pode comprar online, com garantia de procedência.
E, em tempo, Feliz Ano Novo!