Checklist de acessórios para sua adega
Como parte de um processo de aprendizado, o enófilo vai gradualmente se apropriando de novos conhecimentos e aperfeiçoando seus gostos e práticas. Em meio a este processo, vai descobrindo novos itens que passam a fazer parte da sua forma pessoal de degustar seus vinhos.
Assim, o orgulhoso dono de uma bela adega pessoal busca, para seu arsenal, acessórios que facilitem e aprimorem o manuseio e o serviço com seus vinhos, um hobby prazeroso e cheio de sofisticação.
Não há um número infindável de itens essenciais. A grande variação de cada acessório, porém, oscila entre o prático e o extremamente luxuoso. Vamos conhecer alguns dos acessórios mais importantes.
O corta-cápsula
A primeira coisa a fazer para abrir um vinho é remover a cápsula que envolve a parte superior do pescoço da garrafa.
Normalmente, utiliza-se uma pequena faca ou um canivete para removê-la. O corta-cápsula permite cumprir esta tarefa com maior segurança e praticidade.
O formato do corta-cápsula lembra uma ferradura que serve para encaixar sobre a cápsula que é retirada por meio de uma leve pressão e algumas voltas em torno do pescoço da garrafa.
O abridor de vinhos
O abridor de vinhos é um dos acessórios que dispõe de inúmeros modelos e formatos. O mais comum é o do sommelier, pequeno, prático e fácil de portar. Dobrável como um canivete, cabe no bolso, literalmente.
Tem também uma infinidade de modelos de saca-rolhas. O saca-rolha borboleta, o de mesa, o elétrico. Realmente, a questão é mesmo o gosto de cada um, ou o estilo da adega.
Um modelo, no entanto, que agrada muitos enófilos é o abridor de pinça. O abridor conta com duas lâminas paralelas muito finas e resistentes que se encaixam nas laterais da rolha, extraindo-as sem que sejam danificadas. É um acessório ideal para os colecionadores de vinho.
Tampa dosadora
A tampa dosadora é um acessório com tripla função: serve como um pequeno aerador para auxiliar na oxigenação do vinho enquanto é servido; além disso, impede que a bebida escorra pela garrafa, tornando o serviço profissional e limpo; e, ainda, serve para vedar a garrafa e guardar o vinho, caso não seja totalmente consumido.
Aerador de vinho
Um vinho mais jovem, no qual a decantação não é imprescindível, pode ser aerado com a utilização de um aerador.
Os modelos mais comuns de aeradores de vinho funcionam acoplados na boca da garrafa e permite que a bebida seja aerada com facilidade enquanto é servida.
Decanter
Um dos acessórios que podemos dizer que são indispensáveis é o decanter. Sua função principal é separar o vinho de alguns sedimentos que se acumularam no fundo da garrafa durante o processo de maturação.
A utilização do decanter proporciona maior pureza na degustação do vinho e aumenta sua oxigenação, liberando seus aromas e tornando a experiência muito mais agradável.
Uma boa prática também é simplesmente dispor um vinho no decanter por uma hora antes de servi-lo, mesmo que não precise decantar, apenas para aumentar sua oxigenação.
Termômetro
Cada tipo de vinho precisa estar na temperatura adequada para uma degustação perfeita. Por isso, é importante dispor de um termômetro que ajude a controlar a temperatura do vinho, permitindo o aprimoramento da degustação.
Continuar aprendendo
E o aprendizado não para. Aliás, este é um dos maiores prazeres do enófilo: estar envolvido com sua evolução na degustação de bons vinhos.
Para continuar aprendendo, desfrute dos artigos que, diariamente, a Eno Gourmet Premium disponibiliza em seu blog. Aproveite também para conhecer a grande variedade de rótulos portugueses na carta da Eno Gourmet Premium, e compre online os vinhos que faltam em sua adega.