Carta na manga: vinhos coringas para toda ocasião
Quem ama vinhos, mesmo que não tenha um espaço adequado para uma adega doméstica, sempre mantém em casa alguns rótulos para comemorações inesperadas, visitas de última hora ou mesmo para um tempo de descontração em um final de tarde com a família.
Especialmente para quem não tem muito espaço para guardar vinhos, mas não exclusivamente, é essencial eleger alguns rótulos para estas ocasiões. Vinhos de características excepcionalmente versáteis e que caibam perfeitamente em qualquer ocasião.
Coringas Tintos
Como os vinhos tintos contam, em regra, com a predileção da maioria das pessoas e, consequentemente, há uma variedade sem fim de rótulos nesta categoria, esses dois aspectos dificultam a escolha de um vinho como coringa. Por isso, gostaríamos de sugerir três alternativas, baseando-as nas expressões mais populares de paladar.
- Douro DOC 2012, da Quinta Vale do Bragão: Vinho do enólogo Francisco Montenegro, de um vermelho belo e intenso. Um vinho encorpado e cheio de sabores, que preenchem o palato com uma explosão de sabores frutados e frescos, bem arranjados no contraste com taninos abundantes e densos, alongando seu retrogosto. Sua complexidade é potencializada pela profusão de aromas de frutos negros, como cerejas e ameixas maduras, equilibrados com notas de madeira.
- RS Vinho Tinto Reserva:
Um vinho equilibrado com taninos nobres e grande frescor, lindo em sua elegante cor granada, boa complexidade, rico em aromas frutados em harmonia com notas de carvalho tostado.
- Tojeira Tinto DOC: Um vinho produzido predominantemente com uvas da casta Vinhão (75%), em composição com outras duas uvas em menor participação: Touriga Nacional (15%) e Amaral (10%). Este vinho varietal alcança um sabor complexo com notas de frutos vermelhos e silvestres, com grande frescor e acidez equilibrada, com bom volume de boca e final persistente.
Coringas Brancos
Os melhores vinhos brancos são marcados pelo sabor frutado e pelo grande potencial de frescor, vindo da acidez característica. Com uma possibilidade de muitas variações, destacamos dois rótulos excelentes, que se distinguem mais especialmente em sua doçura.
- RS Sauvignon Blanc DOP: Este vinho, produzido na região da Bairrada, com uvas Sauvignon Blanc, vindimadas manualmente. Um belo vinho cristalino, de cor cítrica, com aromas de fruta fresca tropical e ligeiras notas de carvalho com alguma tosta. Um sabor delicioso, intenso e persistente, boa complexidade e grande frescor.
- Vinho Branco Trajadura, da Quinta da Lixa: Um rótulo capaz de agradar a todos os paladares. Um vinho monovarietal, produzido com uvas da casta Trajadura. É um vinho jovem, de sabor agradável, de cor citrina e grande frescor, equilibrado e elegante, com notas frutadas e acidez perfeita.
- Penedo Gordo Branco: O Penedo Gordo Branco tem cor cristalina e aroma intenso com tons frutados. Um vinho de sabor suave, boa complexidade e volume em boca, a acidez adequada. Completam este rótulo um final de boca persistente.
A variedade de vinhos portugueses
O que não falta nas quintas portuguesas são vinhos excelentes e agradáveis aos paladares mais exigentes.
Se você estiver buscando vinhos de qualidade para qualquer ocasião, ou mesmo para guarda, visite a loja virtual da Eno Gourmet Premium e compre vinhos de qualidade diretamente de Portugal.