Conheça 5 tipos de uvas portuguesas
É impressionante o desenvolvimento de Portugal como grande produtor de vinhos, tanto pela qualidade quanto pela imensa variedade de rótulos em cada categoria.
São muitos os fatores que contribuem para esse fenômeno. O empenho e investimentos do governo português aliados à vocação e tradição de Portugal para a produção de vinhos, um terroir abençoado por uma topografia hospitaleira, rios generosos e, em muitos de seus lugarejos, uma deliciosa brisa vinda do mar.
Some-se a tudo isso o fato de Portugal contar com mais de 280 espécies autóctones de uvas viníferas, além de tantas outras uvas que facilmente se adaptaram ao solo português, permitindo uma infindável variedade de vinhos de boa qualidade.
Em tempo, as uvas autóctones são castas nativas de uma região particular, que não foram trazidas de outras terras, e as uvas viníferas são uvas da família das vittis vinifera que são ideais para a produção de vinho. As uvas viníferas são diferentes das uvas chamadas de americanas, que nós, tradicionalmente, utilizamos para consumo in natura.
A seguir, vamos conhecer um pouco sobre algumas das uvas viníferas mais importantes para o atual contexto da vitivinicultura portuguesa.
Touriga Nacional
A vittis vinifera Touriga Nacional é a mais importante das uvas portuguesas. Nativa da região do Dão, atualmente é presente em todas as regiões produtivas de Portugal.
A Touriga Nacional é uma cepa tinta e seus vinhos têm coloração intensa, sabor vigoroso, encorpado e excelentes qualidades aromáticas. Os vinhos produzidos a partir dessa cepa costumam apresentar notas de frutas negras frescas e um bom nível de doçura, o que favorece sua fermentação.
Os vinhos varietais ou de grande predominância da Touriga Nacional têm bom potencial para guarda, pois, quando maduros, seus aromas e sabores se tornam mais pronunciados.
Uma variação dessa cepa é a Touriga Francesa, fácil de ser cultivada e resistente às pragas, muito utilizada nos vinhos do Douro. Seus aromas são finos e intensos, com notas de flores silvestres.
Alvarinho
Uma das mais importantes cepas brancas de Portugal, é responsável pela merecida fama dos vinhos brancos da famosa região dos Vinhos Verdes. É uma uva branca de casca grossa e polpa carnuda, originária da bacia do Rio Minho.
Os vinhos varietais dessa cepa têm aromas florais e frutados, com notas de erva-cidreira, madressilva e frutos cítricos frescos e maduros que casam muito bem com sua destacada acidez, que marca seu frescor.
As uvas Alvarinho produzem vinhos de cor citrina, equilibrados, de boa estrutura e teor alcoólico, com sabor frutado e fim de boca alongado.
Tinta Roriz
A Tinta Roriz é uma cepa nobre, com muita polpa e rica em sabor. Espalhou-se pela Península Ibérica e na Espanha é chamada de Tempranillo.
Os vinhos da Tinta Roriz são tintos médios e bastante aromáticos, como os conhecidos Pinot Noir. Os aromas dessa casta são frutados finos, com notas florais e taninos firmes.
Trata-se de uma casta muito utilizada na região do Dão para a produção de vinhos monovarietais bastante celebrados, mas também é utilizada para enriquecer alguns excelentes vinhos de corte com seus tons vermelhos e aromas destacados.
Encruzado
A uva Encruzado está entre as brancas prediletas de muitos enólogos. Cultivada principalmente na região do Dão, é uma cepa frágil e de cultivo trabalhoso. Seus vinhos, porém, de cor citrina e bem aromáticos, são elegantes e complexos.
Os vinhos produzidos com predominância da Encruzado têm boa estrutura e sabores que vão do frutado à avelã, causando um bom encontro com seus florais. São vinhos longevos e sua nobreza proporciona evolui com um bom estágio na madeira.
Baga
A Baga é a casta mais produzida em Portugal. Originária da Bairrada, produz vinhos encorpados, de coloração escura, frutados, bastante tânicos e complexos, resultantes de um período longo de maceração. Os vinhos da Baga são ricos em aromas, um frutado notável que lembra ameixa, com notas de café. São vinhos com grande potencial para guarda.
A uva Baga também é utilizada na produção de alguns dos melhores espumantes portugueses, destacando seu sabor frutado e boa acidez.
Os vinhos portugueses
Você pode encontrar legítimos vinhos portugueses produzidos com essas uvas na loja de vinhos da Eno Gourmet Premium. São dezenas de rótulos de todas as regiões de Portugal e de todas as categorias. Escolha os vinhos de sua predileção e receba em casa vinhos com toda a tradição e qualidade portuguesas.