Produzido a partir da fermentação do suco extraído de uvas pretas ou tintas. É um dos vinhos tintos mais consumidos. Quando se fala de vinho, automaticamente associa-se ao vinho tinto.

Dentre as variedades de uvas que tornam esse vinho tinto, temos as famosas Cabernet Sauvignon, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa casta.

Vinho tinto Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon que forma o Vinho Tinto é de fácil cultivo se comparada as outras e plantada em todas as regiões, dando bons frutos para a vinificação.

Portanto o vinho tinto Cabernet Sauvignon é um vinho bom e de baixo custo. É ótimo para o mercado de massa. Porém não podemos deixar de lembrar que o vinho tinto Cabernet Sauvignon nos apresenta excelentes vinhos, e é famoso também por que é a principal uva do corte bordalês, vinhos que vem da região de Bordeaux na França.

O vinho tinto Cabernet Sauvignon produz um vinho intenso e de bastante tanino, ideal para harmonizar com carnes e pratos mais gordurosos.

vinho tinto

Vinho Tinto Merlot

O vinho tinto Merlot é outra estrela dos vinhos tintos, é também muito cultivado em diversos países e pode apresentar aromas de ameixa e uvas passas. Também tem o plantio muito forte em Bordeaux, sendo também parte do corte bordalês.

O vinho tinto é famoso também na área médica, já que uma taça por dia é indicada por causa da presença de polifenóis, um composto químico proveniente da casca da uva, além de tornar a bebida saudável, ajuda a eliminar as toxinas presentes em alimentos gordurosos e até mesmo a combater radicais livres.

Compre seu Vinho Tinto no Eno Gourmet Premium

Para ficar por dentro de todas as dicas sobre o mundo dos vinhos e da culinária portuguesa, fique atento as novidades do Blog Eno Gourmet Premium, um ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião para surpreender sua companhia em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.