O DOC no rótulo do vinho significa uma denominação relacionada a sua certificação, sendo um vinho de altíssima qualidade, preço superior e uma certificação de maior nível, apenas perdendo para os vinhos DOCG.

Existe uma hierarquia, sendo ela:

vinho doc

Veja Vini da Tavola no dicionário do vinho.

O que significa Vinho DOC?

Denominação de Origem Controlada. É uma descrição que aparece sempre no rótulo. São vinhos produzidos em uma área determinada, e seguem uma rigorosa regulamentação de produção, chamado de Disciplinari di Produzione.

Essa regulamentação prevê além da tipologia de produção do vinho (Colheita Tardia ou Tinto Reserva), as quantidades de uvas que podem ser cultivadas por hectares, as variedades que podem ser usadas, a transformação das uvas em vinho, o tipo de duração do seu envelhecimento. Na prática, todo o ciclo de produção desde a colheira, até o engarrafamento é tudo controlado.

Testando o vinho DOC

Antes de serem colocados a venda, os vinhos DOC são testados em laborátorio, para análises químicas e organolépticas por comissões especiais de degustação estabelecidas por um orgão responsável, que tem como objetivo garantir que o vinho satisfaça aos requisitos específicos na sua regulamentação.

Nos vinhos DOC, ao contrário dos vinhos IGT, pode-se encontrar a indicação de uma subregião, bem como a numeração do lote da garrafa. Há também uma série de detalhes especiais reservados nesta categoria, tais como “Reserva”para os vinhos de grande qualidade cujo o processo de envelhecimento é superiro a sua versão normal, ou “Superior”para os vinhos que têm um teor alcoólico superior que sua versão normal.

Saiba mais sobre vinhos no Eno Gourmet Premium

Para ficar por dentro de todas as dicas sobre o mundo dos vinhos e da culinária portuguesa, fique atento as novidades do Blog Eno Gourmet Premium, um ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião para surpreender sua companhia em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.