Vinho do Porto

 

O Vinho do Porto é um vinho fortificado produzido exclusivamente de uvas da região da Demarcada do Douro, ao norte de Portugal.

Tem esse nome, mesmo sendo produzida na região do Douro por ter exportada para todo o mundo a partir da cidade de Porto, em Portugal na metade do século XVII.

O que o diferencia dos outros vinhos é sua fermentação: ela não é completa, sendo interrompida em uma face inicial, através da adição de uma aguardente vínica neutra. Assim o Vinho do Porto é naturalmente doce(devido ao açúcar natural da fruta) e mais forte que os outros vinhos, tenho entre 19 e 22º de álcool.

Como é produzido o Vinho do Porto?

Temos um post mais que especial no blog falando todo o processo de produção do vinho do porto, confira já no blog: Como é Produzido o Vinho do Porto.

Vinho do Porto

Tipos de Vinho do Porto

Consideram-se três tipos de Vinho do Porto: Branco, Ruby, Reserva, Vintage e Tawny.

Vinho do Porto Ruby

Mais barato, mas também o mais simples. Geralmente feito de misturas de safras diferentes, alguns envelhecidos em carvalho por dois anos, outros por três. Apresenta sabores frutados, mas também de chocolate.

Vinho do Porto Tawny

Tem uma coloração clara, o Vinho do Porto Tawny jovem costuma ser feito de blends. É mais simples que os envelhecidos, mais leve e costuma ser servido gelado.

Já os mais velhos, com mais de dez, vinte ou trinta anos têm notas de castanha açúcar queimado e baunilha. Suas notas acastanhadas parecem harmonizar bem com queijos semiduros, como o parmesão.

Vinho do Porto Vintage

Feito apenas nos melhores anos e vinícolas. Primeiro envelhecidos por dois anos em barril e depois na garrafa, onde ficam por pelo menos dez anos.

Não costumam ser filtrados, sendo mais indicados para decantar.

Vinho do Porto Branco

São vinhos mais simples, a maioria envelhecida em tanques, engarrafada e vendida em seguida. São servidos gelados com um pouco de limão ou até refrigerante.

Os melhores costuma-se envelhecer em carvalho, onde ganham notas de castanhas, e se dividem em dois estilos: lagrima, que é extremamente doce e leve seco, que é mais austero.

Compre seu Vinho Branco no Eno Gourmet Premium

Para ficar por dentro de todas as dicas sobre o mundo dos vinhos e da culinária portuguesa, fique atento as novidades do Blog Eno Gourmet Premium, um ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião para surpreender sua companhia em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.