A gastronomia portuguesa é rica e possui variados sabores. Na culinária de Portugal há pratos tradicionais à base de carnes de porco, como a Alheira, ou carneiro, preparado à Monção, aves, como o consagrado arroz de pato, ou a deliciosa rabada com agrião. Porém, nenhuma iguaria portuguesa é mais famosa ou popular quanto o bacalhau em suas mais variadas receitas.

Embora não seja possível definir quando começou a grande atração entre os fornos lusitanos e os peixes migratórios da família dos Gadidae, que em Portugal recebeu o nome genérico de bacalhau, ou, por vezes, bacalhau do Porto. Contudo, a história nos conta que a sua carne firme, apropriada para ser conservada pela salga, tornou o bacalhau um suprimento essencial para os marujos das galés portuguesas que, a partir do século XV, permaneciam longos períodos em expedições marítimas. E, em tempos mais modernos, o sabor característico do bacalhau agradou especialmente ao paladar do português continental.

Logo, várias receitas de bacalhau se popularizaram de tal forma que o peixe se tornou o maior representante da culinária portuguesa tradicional. Para descrever a envergadura desta informação, Portugal é responsável pelo consumo de 25% de todo o bacalhau pescado no mundo. Assim, é quase um acinte ir a Lisboa e não se dar ao desfrute da maior especialidade da culinária lusitana. E Lisboa está cheia de boas opções para este regalo.

Bacalhau: os melhores lugares para comer em Lisboa

 

O Mercado da Ribeira

O famoso Mercado da Ribeira, inaugurado em 1882, contém mais de 50 barracas e restaurantes, onde é servido o melhor da gastronomia portuguesa com preços muito convidativos. Uma sugestão apetitosa é o Bacalhau à Braz, generosas lascas de bacalhau e azeitonas verdes confitadas com cebola refogada em azeite de oliva virgem, ovos mexidos e legumes assados.

Endereço: Av. 24 de Julho (metrô Cais do Sodré)

A Provinciana

Uma casa de ambiente hospitaleiro e com jeitinho de casa de um parente querido, na região baixa de Lisboa, a Provinciana serve receitas tradicionais de bacalhau bem servidas a preços populares. Um dos pratos mais pedidos é o Bacalhau à Tasca, postas grelhadas e depois gratinadas com batatas e maionese.

Endereço: Tv. do Forno 23 – Rossio

A Casa do Alentejo

Uma taberna estabelecida em uma antiga mansão do século XVIII e que vem servindo as delícias da gastronomia portuguesa a lisboetas e turistas há mais 80 anos em um ambiente alegre e bem decorado. A Casa do Alentejo representa bem a culinária e a cultura popular da região do Alentejo. Entre tantas opções, uma sugestão para quem vai à taberna é a Açorda Alentejana, uma posta de bacalhau fresco cozido, servido em uma açorda preparada com alho, sal, azeite, coentro e poejo e um ovo escalfado. Para acompanhar pode-se escolher um bom vinho português da farta adega da casa.

Endereço: Rua das Portas de Santo Antão, 58 – Zomato

A Esquina da Fé

Um restaurante rústico e muito acolhedor, escondido no bairro de Pena, mas que conquista seus clientes com um bom atendimento e com pratos deliciosos. Uma das iguarias do lugar é o Bacalhau à Moda Douro, grelhado com cebolas, regado com uma redução de vinho do Porto e acompanhado de batatas coradas, ovos cozidos e pão ralado. Uma inundação de aromas que pede uma garrafa de vinho para completar o menu.

Rua da Fé, 60 – Pena

O portal Eno Gourmet Premium

Se não houver uma oportunidade para ir a Lisboa tão cedo, é possível aproveitar os serviços oferecidos pelo portal digital da Eno Gourmet Premium, para comprar produtos alimentícios e vinhos de origem portuguesa, sendo possível preparar em casa cada uma destas iguarias lusitanas.

Para conhecer mais sobre Portugal, sua culinária e seus vinhos Clique Aqui e visite o site.

Granjal Douro Grande Reserva

Granjal Douro Reserva

Granjal Douro DOC 2013

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.