Somos bombardeados diariamente por dúvidas sobre tudo, porem nenhuma é tão angustiante quanto a de “qual vinho comprar para fazer bonito em um jantar ou confraternização?”. No entanto para a felicidade de todos, temos uma informação valiosa e importantíssima, não faz diferença a cor do vinho, pois os dois trazem ótimos benefícios ao nosso organismo e a decoração de nossas mesas. O que realmente conta é a sua preferência pessoal entre os dois. Os vinhos são ótimos não só para se beber, mas podem também serem utilizados na gastronomia, trazendo uma sofisticação e sabor aos pratos. O vinho Português, Argentino, Italiano e o Brasileiro são escolhas excelentes para qualquer ocasião.

Outro ponto que é um mito muito grande é de que os vinhos brancos são feitos com uvas verdes e o tinto com uvas maduras. Isso é um equivoco, o que na verdade acontece é que o vinho branco é produzido com uvas mais claras, enquanto o tinto com as uvas mais escuras. Por conter uma substância chamada polifenóis, os dois vinhos são bebidas saudáveis, ajudando a eliminação de toxinas presentes em alimentos gordurosos e assim que chegam em nosso estomago, os vinhos ajudam a eliminar os radicais livres entre outras substâncias maléficas. Como sabemos o suco da uva não possuem colocação, então pode ser feito tanto o vinho branco quanto o vinho tinto com as mesmas uvas.

Vinhos Brancos

São bebidas produzidas sem as cascas da fruta, as cascas e as sementes são responsáveis pela pigmentação escura do tinto, sendo assim os vinhos brancos não recebem esta colocarão. E por não terem contato com as cascas e sementes, não recebem tanino, por isso possuem um sabor adocicado e uma quantidade inferior de polifenóis se comparado ao vinho tinto. Mas isso não significa que o vinho branco é inferior aos outros, ele também é um poderoso aliado na desintoxicação do organismo, além de rico em potássio, cálcio e magnésio. As uvas utilizadas para a sua produção, são; Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Moscatel.

Vinhos Tintos

Os vinhos tintos, conhecidos por sua coloração e escura com tons de vermelho, roxo e algumas vezes quase preto, é um vinho produzido com a fruta inteira, sendo assim com cascas e sementes e são estes elementos os responsáveis pela coloração. Eles ficam armazenados nas vinícolas durante um longo período, podendo ser meses ou anos até serem engarrafadora e lavados aos clientes. Para que sua produção aconteça, a uva precisa ser macerada com cascas no mosto, o tipo de maceração é o que dá a cor ao vinho. O mais famoso e consumido é o vinho de Portugal, do Porto. As uvas utilizadas para a sua produção, são; Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Tempranillo.

E para que não haja mais dúvidas na hora de escolher o melhor vinho para o seu paladar, ajudando a todos que possuem duvidas semelhantes a estas, sobre o mundo dos vinhos e combinações, foi criado o Blog Eno Gourmet Premium. Ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito exclusivamente para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião, surpreendendo todos em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.

Cadão Douro Moscatel

Douro Reserva Tinto

Vinho Verde DOC Tinto

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.