Embora a gastronomia tradicional lusitana seja rica em pratos variados à base de carnes de porco, carneiro e aves, o bacalhau reina absoluto no gosto dos portugueses.

A cultura lusitana é povoada de receitas de bacalhau, e muitas destas receitas foram popularizadas de tal forma que o peixe se tornou o maior representante da culinária portuguesa tradicional.

Entre tantos pratos deliciosos feitos com bacalhau que são tradicionalmente portugueses, alguns se tornaram conhecidos além-mar: Bacalhau à Gomes de Sá, Açorda de Bacalhau e o Bacalhau à Brás, uma das receitas mais apreciadas. Vamos conhecer um pouco melhor esta tradicional iguaria da cozinha portuguesa.

Conhecendo o Bacalhau à Brás

O sabor e a simplicidade da receita do Bacalhau à Brás fizeram dele um prato muito apreciado internacionalmente. Seu preparo leva lascas finas de bacalhau a uma mistura de batata palha levemente frita, rodelas finas de cebola e alho picado refogados em azeite de oliva, e ovos mexidos que cozinham junto com o bacalhau, misturando tudo enquanto os ingredientes cozinham, temperando ao final com azeitonas verdes e salsa fresca à gosto. A receita foi criada em uma taberna no Bairro Alto, em Lisboa, por um cozinheiro chamado Brás.

A popularidade do Bacalhau à Brás o levou a outros países. Na Espanha, uma variação do prato passou a ser denominado Revuelto de Bacalao. Certamente, é um regalo de sabor extraordinário. Especialmente, se acompanhado com um vinho de boa qualidade que se harmonize com seus sabores.

Harmonizando a receita com vinho

Há vários aspectos a serem considerados na harmonização do vinho com um prato específico. Mas, como cada um tem um paladar, vale a pena experimentar opções que se distinguem do senso comum.

Para acompanhar pratos à base de bacalhau, há alguns vinhos brancos e outros tintos que sempre podem ser sugeridos para acompanhar o prato, proporcionando o deleite de uma refeição sofisticada e inesquecível. Naturalmente, a escolha vai depender da receita servida.

Os sabores presentes na simplicidade do Bacalhau servido à Brás harmonizam muito bem com a presença marcante de um vinho tinto de aroma frutado. Uma excelente escolha é harmonizar o Bacalhau à Brás com vinho verde DOC tinto produzido pela Vinha dos Ingleses.

Um vinho elegante, de cor rubi forte e um pronunciado aroma frutado, que lembra o suave aroma de frutos silvestres. O vinho verde tinto da Quinta dos Ingleses é produzido com uma porção principal da casta vinhão, concedendo-lhe uma estrutura forte, densa e concentrada, com taninos bem presentes, mas macios e bem incorporados no conjunto.

Saiba também onde comer o típico bacalhau em Lisboa

A Quinta dos Ingleses

A Quinta dos Ingleses, como o nome sugere, tradicionalmente faz referência a uma família britânica que se estabeleceu, no século XIX, na região dos Vinhos Verdes, em Portugal, exercendo a agricultura típica da região.

Hoje, a Quinta dos Ingleses é uma empresa agropecuária dedicada ao cultivo e produção de vários produtos, inclusive, excelentes vinhos como:

– Vinha dos Ingleses Branco, um vinho de cor branca citrina.

– Verdisa Verde Tinto, um vinho de cor granada, encorpado e com aroma frutado.

– Vinha dos Ingleses Espadeiro, de cor rosada e de sabor ligeiramente acídulo fresco, frutado e macio e de aroma frutado e intenso.

A Eno Gourmet Premium

Com sabores sofisticados e aromas únicos, os vinhos portugueses têm, cada vez mais, conquistado os paladares mais exigentes. É possível conhecer e desfrutar do melhor dos vinhos portugueses.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa portuguesa que desenvolve a comercialização de produtos portugueses, especialmente de vinhos. Sua missão é satisfazer os interesses específicos de seus clientes através do fornecimento de produtos alimentares de origem portuguesa.

Para saber mais sobre os vinhos e sobre a gastronomia de Portugal, clique aqui e acesse nosso blog

 

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.