Existem muitas pessoas que não gostam de jeito nenhum de comidas picantes e, quando experimentam, já precisam de um copo d’água bem grande para tomar logo em seguida.

Mas, por outro lado, existe quem ama esse tipo de comida e faz questão de estar sempre a par de tudo o que diz respeito a comidas picantes, seja com qual prato combina melhor, onde encontrar determinadas receitas, qual região ou até mesmo com qual bebida harmonizar.

É possível encontrar essa picância em algumas regiões do mundo como no México, por exemplo, que é o país mais conhecido por ter comidas com muita pimenta. Mas, você sabia que o prato picante considerado o melhor do mundo não é mexicano?

O melhor prato picante do mundo é português 

De acordo com o Guia das Melhores Comidas Picantes do Mundo divulgado pela Lonely Planet, o melhor prato picante do mundo chama-se “pica-pau” e ele é português.

A Lonely Planet é uma das maiores editoras do mundo, em relação à publicação de viagens internacionais e, para ela, o prato pica-pau teve um maior destaque quando comparado com outros espalhados por outros países.

Essa editora lançou o livro “The World’s Best Spicy Food – Where to Find It & How to Make it” que, traduzido, recebe o seguinte título em português: “O melhor alimento picante do mundo – Onde encontrá-lo e como fazê-lo”.

Nesse livro, é possível encontrar 100 pratos picantes preparados pensando nas pessoas que amam esse tipo de comida. Além de encontrar os pratos, é possível descobrir, também, onde encontrá-los e essa informação é apresentada numa espécie de tour que indica vários lugares onde a gastronomia é conhecida por ser picante.

Além de descobrir essas informações, é possível aprender a preparar em casa cada prato citado, inclusive, o pica-pau português, de uma forma muito simples.

Um pouco mais sobre o prato pica-pau português

 Antes de falar um pouco mais sobre o prato, é importante ressaltar que ele não é feito da ave pica-pau, mas sim com carne de vaca ou até mesmo de porco.

Ele teve sua origem no território de Charneca Ribatejana que é uma área conhecida por ter uma produção muito grande de carne de bravo do Ribatejo. Ela é uma carne com textura macia, é bastante suculenta e seu sabor é muito acentuado, o que marca sua característica predominante.

Esse prato é feito com alguns ingredientes como a carne, alho, cerveja branca, margarina, óleo, folha de louro que é um dos principais temperos de Portugal, mostarda em grãos, azeitonas pretas, pickles, pimenta e sal.

Não é um prato difícil de ser preparado e, com certeza, será a melhor opção para quem ama comidas picantes, já que ele foi considerado o melhor prato picante do mundo!

Se você quiser preparar esse prato para um jantar especial, uma dica valiosa que podemos oferecer é servi-lo com um bom vinho português. Pois ele é uma das bebidas que mais combinam com comidas picantes.

É sempre muito gostoso aprender um pouco mais sobre a culinária de outro país. Para descobrir um pouco mais sobre a culinária portuguesa, vinhos e até mesmo comidas picantes, fique um pouco mais aqui no blog da Eno Gourmet Premium e aproveite.

Vinho Verde DOC Tinto

Porto Fine Ruby

PINGA DO LAVRADOR VINHO TINTO

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.