A culinária portuguesa é muito rica em ingredientes e temperos, alguns pratos são muito famosos como o bacalhau, a caldeirada e também aqueles que são feitos com peixes e mariscos.

Mas, essa culinária não para por aí, são pratos para fazer deliciosas refeições, mas é possível encontrar também ótimos lanches portugueses que são muito gostosos e fazem qualquer um se encantar ainda mais pela típica culinária de Portugal.

Os portugueses são muito empolgados quando o assunto é criar combinações entre os ingredientes para compor os lanches portugueses, por isso, alguns deles podem ser servidos tranquilamente no lugar de uma refeição como o almoço.

5 Sanduíches famosos de Portugal

 

1 – Sanduíche de couratos

Esse lanche é feito com couro de porco que é o couratos. Esse sanduíche é muito servido em casas portuguesas e também é muito vendido nas lanchonetes do país. É possível encontrar esse lanche principalmente perto de estádios de futebol.

Em dias de jogos, os portugueses amam saborear esse delicioso lanche, também é muito servido em festas. Uma boa dica para você que quer preparar esse lanche para servir, é acompanhá-lo com uma cerveja bem gelada.

2 – Sanduíche de panado

Os portugueses têm o costume de aproveitar a refeição passada, por exemplo, quando sobrou alguma coisa do jantar do dia anterior, eles aproveitam para fazer a próxima refeição e é com isso que se faz o sanduíche de panado.

Geralmente o sanduíche de panado é feito com costeleta, bife de porco, frango ou peru. Eles gostam de temperar esses ingredientes com alho, sal, pimenta e limão. Depois de temperado, eles assam a carne, passam no ovo e no pão ralado para ficar mais crocante quando frito no óleo.

As vezes colocam alface, tomate e maionese para que o sanduíche fique ainda mais completo.

sanduiche de carne assada

3 – Sanduíche de leitão assado da Bairrada

O leitão assado é muito utilizado para preparar sanduíches, empada e também croquetes. Essa receita de sanduíche de leitão assado é típico da região da Bairrada.

O leitão é assado no forno tradicional e quando preparado por profissionais da culinária portuguesa, fica suculento e muito gostoso, isso porque eles colocam alguns truques que nós que não somos profissionais, não sabemos.

4 – Sanduíche de presunto e queijo da Serra

O sanduíche de presunto e queijo da Serra é tradicional da Serra da Estrela e consumido por muitos portugueses que adoram degustar esse sanduíche em refeições.

Ele é composto por presunto e queijos da Serra e é montado com fatias bem generosas, eles colocam o lanche na chapa e servem bem quente com o queijo derretendo.

5 – Sanduíche de carne assada

Esse sanduíche é feito com lombo assado no forno, a carne é muito bem temperada com alho, louro, azeite, colorau, sal, vinho branco e pimenta. Ele pode ser feito com vários tipos de pães, tanto caseiros como aqueles no estilo baguete.

Também é considerado um dos preferidos dos portugueses, geralmente muito encontrado nas lanchonetes espalhadas por Portugal.

Aqui no blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar vários outros posts relacionados a culinária portuguesa. Pensando no natal que está chegando, preparamos também um post sobre os pratos que não podem faltar em uma ceia portuguesa.

 

Você sabe como funciona o amadurecimento do vinho?

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.