O presunto é um dos frios mais consumidos no Brasil, e ele pode ser utilizado para fazer lanches, como misto quente, pastel, salgadinhos fritos, tapioca, bauru. Também, é muito consumido como petisco e é servido como entrada ou, até mesmo, em jantares e festas.

Assim como no Brasil, em Portugal esse frio também é muito consumido. Isso porque ele combina com vários tipos de refeições e também com os famosos vinhos de Portugal.

O presunto pode ser servido como petisco, como recheio para algum lanche, sanduíche ou até mesmo para fazer tortas e salgados. Esse alimento está em praticamente todas as casas das famílias brasileiras, e por fazer parte da vida das pessoas, muitas se perguntam como ocorre a produção de presunto.

Como acontece a produção do presunto 

Quando um produto é tão querido e consumido por todos, sempre bate a curiosidade de saber como o alimento é feito e o que faz com que ele seja tão querido. Além disso, saber também se é um produto que tem uma produção limpa e higiênica.

Logicamente, o presunto é feito à base porco e, para fazer o presunto cozido, é utilizado apenas pernil suíno. Antes de começar a preparar o presunto, o pernil é desossado e depois é passado por um amaciador de carnes.

Logo depois de ser desossado, a peça do pernil é levada para uma salmoura, depois disso, são colocados em uma betoneira para que as carnes sejam amaciadas, até mesmo aquelas que já estão temperadas são colocadas em uma betoneira.

Quando o presunto já está amaciado, ele é colocado em uma linha de separação em que são colocados em formas que deixam a carne em um formato oval. É importante que a forma seja feita de ferro fundido.

Essas formas são levadas para uma estufa onde o presunto é cozido a vapor por um tempo de 8 a 10 horas. Depois que saem dessa estufa, o presunto é levado para a última etapa da produção de presunto que é aparar os cantos, de forma manual, e em seguida é embalado.

A produção de presunto acontece de uma forma simples e ficando com um resultado simplesmente divino. Uma bela dica é servi-lo com alguns tipos de vinho de Portugal que são um dos mais apreciados.

Pesquisar sobre os alimentos é um bem necessário 

Muitas pessoas já ouviram falar ou falam que “nós somos o que comemos”, dessa forma, nossa saúde depende disso de tal forma que, se pararmos para pensar, só comeríamos coisas saudáveis e feitas sem muitos conservantes.

Em Portugal, é muito comum encontrar lanches, receitas de salgados e muitas outras opções de alimentos, já que a culinária portuguesa é uma das mais caprichosas e encantadoras do mundo.

Além do presunto, eles também adoram utilizar o presunto parma em suas receitas do dia a dia. Aqui no blog, além da produção de presunto, já falamos também sobre a produção do presunto parma.

A culinária portuguesa é muito interessante e altamente procurada, pois conta com diversos tipos de vinhos e possui muitos frios e embutidos deliciosos. No blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitos posts relacionados não só à produção de presunto como também com a culinária portuguesa e seus segredos.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.