O presunto é um dos frios mais consumidos no Brasil, e ele pode ser utilizado para fazer lanches, como misto quente, pastel, salgadinhos fritos, tapioca, bauru. Também, é muito consumido como petisco e é servido como entrada ou, até mesmo, em jantares e festas.

Assim como no Brasil, em Portugal também é muito consumido esse frios. Isso porque, ele combina com vários tipos de refeições e também com o famoso vinho de Portugal.

O presunto pode ser servido como petiscos, como recheio para algum lanche, sanduíche ou até mesmo para fazer tortas e salgados. Esse alimento está em praticamente todas as casas das famílias brasileiras.

Como acontece a produção de presunto 

Quando um produto é tão querido e tão consumido por todos, sempre bate a curiosidade para saber como determinado alimento é feito que faz com que ele seja tão querido e saber também, se é um produto que tem a sua produção saudável.

Logicamente, o presunto é feito com o porco e, para fazer o presunto cozido, é utilizado apenas pernil suíno. Antes de começar a preparar o presunto, o pernil é desossado e depois é passado por um amaciador de carnes.

Logo depois de ser desossado, a peça do pernil vai para uma salmora, depois disso, são colocados em uma betoneira para que as carnes sejam amaciadas, até mesmo aquelas que já estão temperadas são colocadas em betoneira.

Quando o presunto já está amaciado, ele é colocado em uma linha de separação onde são colocados um formas que deixam o mesmo com aquele formato um pouco oval. É importante que a forma seja feita de ferro fundido.

Essas formas são levadas para uma estufa onde o presunto é cozido a vapor por um tempo de 8 a 10 horas. Depois que saem dessa estufa, o presunto é levado para a última etapa da produção de presunto que é aparar os cantos de uma forma manual e em seguida é embalado.

A produção de presunto acontece de uma forma simples e deixa o produto simplesmente divino para servir com alguns tipos de vinhos de Portugal que são os mais gostosos do mundo dos vinhos.

 

Pesquisar sobre os alimentos é um bem necessário 

Muitas pessoas já ouviram falar que nós somos o que nós comemos, nossa saúde depende disso de tal forma que, se parar para pensarmos em todos os benefícios, só comeríamos coisas saudáveis e feitas sem muitos conservantes.

Em Portugal é muito comum encontrar lanches, receitas de salgados e muitas outras opções de alimentos, já que a culinária portuguesa é uma das mais caprichosas e encantadoras do mundo.

Além desse presunto, eles também adoram utilizar o presunto parma em suas receitas no dia a dia. Aqui no blog, além da produção de presunto, já falamos também sobre a produção do presunto parma.

A culinária portuguesa é muito interessante, desde os vinhos até os frios e seus pratos. No blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitos posts relacionados não só a produção de presunto como também a culinária portuguesa e seus segredos.