Veja aqui o que esperar de vinhos com as nomenclaturas Reserva, Reservado e Gran Reserva. Confira também onde encontrar os mais deliciosos vinhos de Portugal pela internet.

O melhor vinho do mundo é o português, e a prova disso está em sua nomenclatura. Veja aqui mais detalhes sobre tais especificações e por que fazem toda a diferença.

Reserva, Reservado e Gran Reserva: principais características

Os termos acima marcam presença ao lado de outras inúmeras informações que constam nos rótulos de boa parte das garrafas de vinho.

Muitos consumidores ainda não sabem o que tais palavras significam e, como são termos frequentemente vistos e que ocupam lugar de destaque no rótulo, é preciso ficar atento às suas especificações:

Vinho Reserva

A denominação “Reserva” está presente em vinhos que passaram por algum período de amadurecimento, seja em barris de carvalho ou na própria garrafa.

Tais processos, quando feitos de maneira correta, proporcionam diversos benefícios à bebida, principalmente àqueles que, após o término da vinificação, acabam ficando muito “duros” e precisam ser “amaciados” para, só então, serem consumidos.

O estágio em barris de carvalho contribui para o vinho somar:

  • sabores;
  • aromas;
  • longevidade;
  • taninos;
  • estrutura.

E também para que reduza ou equilibre:

  • a acidez;
  • a adstringência.

Após tal período de amadurecimento, os vinhos devem ser engarrafados e, em alguns casos, chegam a repousar em suas caves por meses a fio ou até anos antes de sua comercialização.

“Reserva de Família / Reserva Especial / Reserva Privada”

Uma informação adicional para quem deseja entender mais sobre vinhos: várias vinícolas usam destes termos para classificar seus vinhos, que são considerados superiores e, geralmente, possuem uma produção limitada com relação ao número de garrafas.

Os termos não são regulamentados, mas são utilizados a critério do produtor.

Vinho Reservado

O termo Reservado não possui papel algum no mundo dos vinhos e, muitas vezes, só confunde os consumidores.

Em poucas palavras: o termo Reservado não quer dizer, absolutamente, nada e é, frequentemente, confundido com o termo Reserva.

Costuma ser produzido em grande escala, sem processo de envelhecimento em madeira ou em garrafa. Tal processo de produção reflete no preço, pois são os vinhos mais baratos que se pode encontrar.

Gran Reserva, Reserva Privada e outras classificações

Os vinhos Gran Reserva estão um nível acima dos Reserva, quando o assunto é vinho Português.

Geralmente, as melhores uvas são separadas para a produção destas bebidas, que, depois de prontas, passarão por períodos ainda mais longos em barris de carvalho e em garrafa.

Assim como o termo Reserva, este também leva em consideração o país e a região em que foi produzido.

Agora que você já sabe as principais especificações acerca de cada nomenclatura que designa a qualidade dos vinhos de Portugal, veja como encontrar os melhores produtos, sem sair de casa.

Entenda como ler os rótulos das garrafas de vinho de maneira correta

Encontre os melhores vinhos portugueses na Eno Gourmet Premium

Na loja da Eno Gourmet Premium, você encontra o melhor dos vinhos, como o Vinho Branco encorpado, os vinhos verdes, além dos tradicionais tintos.

Navegue pela loja online para ter acesso a todas as opções.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.