Os vinhos estão cada vez mais presentes na culinária, seja para fazer o prato em si ou para acompanhar como bebida. Servir vinho com alguns petiscos é o que a maioria das pessoas gostam de fazer quando recebem visitas em casa.

Por isso saber harmonizar cada tipo de vinho com alguns tipos de petiscos é essencial para que todos fiquem satisfeitos e encantados com a combinação perfeita.

Não existem muitos segredos para harmonizar o vinho com comidas e petiscos diferentes, mas algumas dicas podem ajudar a não errar de forma alguma no momento de servir.

Dicas gerais para combinar a bebida com petiscos

Antes de partir para as dicas de cada tipo de vinho, é interessante saber algumas regras gerais em relação a combinação de vinhos com petiscos.

Primeiro é preciso analisar qual vai ser o petisco que será servido, para depois ver qual é o vinho que mais combina. Os petiscos mais leves necessitam de um vinho que seja mais suave, já os petiscos que são mais gordurosos devem ser servidos com um vinho mais forte.

Harmonização com vinho tinto

O vinho tinto como o vinho do porto é delicioso e, provavelmente, um dos mais conhecidos e degustados pelos amantes da bebida. Geralmente ele é o mais servido em casas ou até o mais pedido em restaurante.

Por esse motivo, ele é o primeiro da lista para saber como harmonizar com alguns petiscos.

Esse tipo de vinho combina muito com alimentos e pratos que têm como ingrediente especial a carne. Então combiná-lo com uma tábua de alguns tipos de frios, filés e até mesmo pães gourmet podem ser excelentes opções.

Uma outra opção muito interessante e também conhecida por muitos, é combinar o vinho tinto com fondue de carne e servir algumas torradas ou até colocar uma cesta de pães na mesa para que as pessoas se sirvam.

Harmonização com vinho branco

O vinho branco é delicioso, fino, leve e requintado. Ele tem uma acidez na medida que ajuda a deixar a combinação ainda mais intensa e interessante.

O vinho branco geralmente é servido com alimentos que vêm do mar. Algumas boas opções de petiscos desse tipo são os bolinhos de bacalhau, isca de peixe e até camarão ao alho e óleo.

Outra harmonização interessante para os amantes de vinho e de queijo é combinar os vinhos brancos mais suaves com queijos como mussarela de búfala, ricota e até queijo coalho.

Harmonização com espumante

Os espumantes um pouco mais ácidos são ideais para combinar com comidas que são mais gordurosas, pois são mais refrescantes.

Uma ideia muito boa de petiscos para servir com espumantes são frangos a passarinho, polenta frita e até palito de queijo frito. Servir queijo do tipo provolone também é uma boa opção de harmonização.

Pesquisar antes de servir é um ótimo começo

Fazer pesquisas em relação a harmonização dos tipos de vinhos com os petiscos é essencial para que a recepção seja um verdadeiro sucesso. Pois, quanto mais conhecimento nesse mundo, maior será o seu domínio.

O blog da Eno Gourmet Premium é o melhor lugar para encontrar muitas dicas referentes a vinho do Porto e muitos outros tipos de vinhos. Inclusive, dicas valiosas referente a harmonização de vinhos com tipos de comidas.

Saiba mais

Agora que você já sabe os petiscos que harmonizam com alguns tipos de vinhos, que tal saber como conservar o vinho depois de aberto?