A culinária portuguesa tem a sua própria personalidade e quem já experimentou algum prato típico de Portugal ou já visitou o país, sabe muito bem disso. E saiba que, esses temperos utilizados não são difíceis de encontrar

O tempero da comida portuguesa não chega a ser muito forte como o brasileiro. Mas alguns são iguais e podem ser encontrados aqui no Brasil com muita facilidade. Para se ter uma noção, em toda feira é possível encontrar esses temperos de uma forma muito fácil.

Se você quer ter um toque português na sua despensa, está no lugar certo. Pois aqui vamos citar os temperos mais utilizados na culinária portuguesa que podem fazer parte da sua de uma forma fácil e também barata.

 

Veja os temperos mais utilizados na culinária portuguesa

 

Azeite

Esse tempero sem dúvida alguma é um dos principais utilizados na culinária portuguesa e isso não é novidade para ninguém.

Os portugueses costumam colocar fios de azeite em seus pratos ou no começo do prato ou no final. O vício deles é tão grande, que não pode faltar azeite nas despensas.

Isso porque, Portugal está localizado em uma região mediterrânica e as oliveiras são cultivadas com muita facilidade. Por isso os portugueses sempre têm uma garrafa de azeite nas mãos no momento da refeição.

 

Louro

O louro tem como característica principal o seu aroma forte e delicioso. Assim como aqui no Brasil que o louro é muito utilizado para colocar em carnes e até no feijão, em Portugal também não é diferente.

Esse ingrediente não falta na despensa portuguesa, pois sua presença é indispensável no momento de fazer alguns pratos como o cabrito, borrego assado e a chanfana que são pratos típicos da culinária portuguesa.

 

Alho

O alho é um tempero que os portugueses utilizam muito para temperar pratos que tem como a carne e o peixe o ingrediente principal. Assim como aqui no Brasil também é utilizado para fazer massas e outros pratos.

Um diferencial, é que os portugueses utilizam o alho até mesmo para temperar saladas, mas claro que utilizam com moderação, pois seu sabor é extremamente forte.

 

Alecrim

Na despensa portuguesa sempre tem um alecrim, seja ele fresco ou seco, o importante é não deixar faltar esse tempero. O alecrim solta um aroma que somente ele tem e combina perfeitamente com pratos assados, sopas e também alguns molhos.

Tanto que, na páscoa em Portugal, eles costumam temperar o borrego com alecrim, para que o sabor do prato fique ainda mais gostoso.

 

Coentro

O coentro é um tempero que alguns brasileiros consideram forte e não gostam, já outros, amam, é o caso dos portugueses. Eles amam utilizar essa erva aromática como tempero.

Além das folhas do tempero, eles utilizam os caules para colocar em sopas e também em estufados.

 

Pimenta malagueta

Esse tempero é bastante utilizado também, porém, na medida certa. Medida essa que não faz com que a boca fique ardendo e nem os olhos fiquem lacrimejando. Eles gostam de utilizar para fazer molhos como o molho de piripíri.

Percebe que todos os ingredientes utilizados na culinária portuguesa que foram citados aqui, podem ser encontrados facilmente em feiras e mercados aqui no Brasil. Então se anime, pois é possível ter os temperos portugueses em sua despensa.

Para saber mais informações a respeito da culinária portuguesa, entre no blog da Eno Gourmet Premium que você vai encontrar muitos outros assuntos interessantes a respeito.

 

Venha a próxima dica: como servir o vinho?