Muitos profissionais trabalham com a produção do vinho do Porto e de todos os outros tipos, desde o estudo até a produção e a degustação em si. Entre esses profissionais estão o enólogo e o sommelier, mas muitas pessoas confundem suas funções e não sabem exatamente o que cada um deles faz.

Existem especialistas em vinhos, e a confusão que acontece entre os dois profissionais é exatamente essa. Afinal o especialista em vinhos é o enólogo ou o sommelier?

Entender a diferença de cada um dos dois vai ajudar a descobrir qual realmente é o especialista e qual é a função real de cada um.

especialista em vinhos

Especialistas em vinho: Diferenças entre um enólogo e um sommerlier

Enólogo

O enólogo é o profissional que é responsável por todas as decisões que precisam ser tomadas em relação à produção do vinho. Ele analisa vários pontos: desde o solo, a colheita da uva, o tempo de fermentação e tudo o que for relacionado à produção da bebida.

A enologia é a ciência que estuda o vinho e as técnicas usadas para que seja feita a sua produção. Para que uma pessoa se torne um enólogo, é preciso estudar e fazer uma formação em agronomia e também em química.

Sommelier

O sommelier é responsável por toda seleção de compras de bebidas, inclusive o vinho, de restaurantes e bares. Além de ajudar na seleção da compra, ele ajuda os clientes a escolherem o melhor vinho para o seu paladar, tira dúvidas e dá algumas informações sobre o produto.

No século XVII, que foi quando essa profissão surgiu, o sommelier era responsável por provar a bebida antes que ela fosse servida para ter a certeza de que o vinho não estava envenenado. Logo depois de um tempo ele precisava apenas ter a certeza que a bebida era realmente de qualidade.

Outra função que o sommelier tem é organizar serviços de vinhos em eventos de empresas, hotéis, restaurantes e até mesmo supermercados. Além de todas essas funções, ele pode dar cursos sobre sommeliers.

Para ser um sommelier, é necessário fazer um curso específico e trabalhar em restaurantes ou até mesmo em uma vinícola.

 

 Por fim, qual dos dois é o especialista em vinhos?

O especialista em vinhos é o sommelier. É ele quem consegue identificar quando um vinho é realmente de boa qualidade e indicar qual vinho é ideal para cada tipo de paladar, como um vinho de Portugal suave, doce ou seco, por exemplo.

O enólogo entende muito sim sobre a bebida, porém é o sommelier que trabalha diariamente com muitos tipos de vinhos diferentes, vinho de Portugal, vinho branco, espumante e vários outros, indicando qual é o melhor para as pessoas.

A cada pesquisa feita é possível descobrir alguma nova informação a respeito da história e de toda a trajetória do vinho. Para saber mais informações a respeito dessa bebida, navegue um pouco mais aqui no blog da Eno Gourmet Premium, onde é possível encontrar muitas informações a respeito do vinho português.

Inclusive, logo mais teremos novidades no nosso site, ingredientes e também vinho de Portugal para que os amantes da bebida possam aproveitar essa ótima bebida.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.