O final do ano já está aí e os preparativos para as festas também já estão a todo vapor. O natal é uma das datas mais importantes para a maioria das famílias que fazem questão de comemorar com uma mesa farta na ceia.

As receitas feitas para a ceia de natal são mais trabalhadas e mais gostosas do que no restante do ano, já que essa é uma data muito especial. Os portugueses também têm o hábito de comemorar o natal com muita tradição.

Uma das tradições que não costumam ser quebradas no natal dos portugueses são os pratos oferecidos durante a ceia. São pratos deliciosos que, se você for passar o natal em uma casa portuguesa, pode ter certeza que irá encontrar.

 

5 pratos servidos em ceia de natal portuguesa

 

1 – Galinha de natal recheada

A galinha de natal recheada é um dos pratos mais servidos em ceia de natal portuguesa. Ela é feita inteira ou pode ser feita em pedaços, a pessoa que estiver fazendo que escolhe a melhor opção.

Ela é recheada com alguns tipos de pães, ovos, algumas especiarias, azeitonas, fígados e tudo isso é colocado em seu interior ou então entre a pele e a carne da ave. Ambos os jeitos ficam deliciosos e o sabor é encantador.

Este prato costuma ser servido na temperatura quente, mas tem quem goste dele frio. Mas, para servir frio, é melhor que seja servido em fatias e não inteiro.

 

2 – Carne da Vinha-d’alhos

Na região da Madeira, um dos pratos mais tradicionais e que não pode deixar de ser servido é a carne da vinha-d’alhos. Esse prato tem um sabor bem forte, então para quem prefere pratos mais suaves, esse não é o ideal para colocar na ceia de natal.

Mas, na ceia portuguesa ele é um dos preferidos. Ele é feito com carne de porco que é cortada em formato de quadrados e é temperada com vinagre, vinho branco, alho, segurelha e louro.

Para que o prato fique com o sabor bem forte como os portugueses gostam, é necessário deixar a carne marinando na mistura dos ingredientes durante dois dias e depois ser frita e servida com pães e milho frito.

 

3 – Cabrito assado

Esse prato pode ser servido na ceia, mas a maioria dos portugueses gostam de servi-lo no almoço de natal.

Antigamente, esse prato era preparado no forno a lenha e era considerado mais gostoso ainda, mas hoje, como não é tão comum ter esse tipo de forno em casa, a receita está mais moderna.

Quando ele era feito no forno a lenha, tinha um sabor bem diferente por conta dos aromas que a lenha oferecia para o prato. Hoje o sabor que mais vale mesmo é o do temperamento que é feito com alho, louro, vinho branco, azeite, alecrim e rosmaninho.

O cabrito é temperado com todos esses ingredientes e é marinado por um tempo antes de ir ao forno para que o tempero fixe bem a carne.

 

4 – Bacalhau com todos

Como já era de se esperar, o bacalhau obviamente não poderia deixar faltar também na ceia de natal, já que é um dos ingredientes mais conhecidos e servidos da culinária portuguesa.

O bacalhau na verdade, é considerado o rei do natal português e, praticamente todos os anos ele é o atrativo principal da mesa. Para fazer esse prato, é necessário cozinhar o bacalhau e todos os outros ingredientes.

Os acompanhantes mais servidos junto com esse prato é a batata, ovos, grãos, couves e também cenouras. Antes de servir, ele é regado com uma quantidade bem generosa de azeite português.

 

5 – Peru assado

Igual aqui no Brasil, em Portugal um prato muito servido no natal é o peru assado. Ele é tão importante que pode ser comparado com o grau de preferência igual ao bacalhau na mesa de natal.

Eles recheiam o peru com uma mistura de enchidos, carnes, pão e vários temperos portugueses. Esse, sem dúvida alguma é um dos principais pratos de natal português.

Para saber outras dicas referentes a culinária portuguesa, outros pratos típicos de Portugal e também sobre vinhos, entre no blog da Eno Gourmet Premium. Onde é possível encontrar muitos outros posts completos a respeito desses assuntos.

 

Você sabe como funciona o amadurecimento do vinho?

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.