Os vinhos brancos encorpados são mais densos e possuem uma acidez menor, pois são amadurecidos em barris de carvalho. Por serem feitos nesse tipo de barril, esses vinhos tendem a serem mais encorpados e apresentam alguns aromas particulares.

Além dos aromas, os sabores do vinho branco encorpado também é um tanto quanto único. Por exemplo, é possível sentir o aroma e também sabores como coco, mel, baunilha, manteiga, e outros que possuem, durante a degustação, uma textura mais cremosa.

Pessoas experts em vinhos admiram também um outro ponto que é muito importante em relação ao vinho branco encorpado: o seu envelhecimento em garrafa. Apresentando uma maior durabilidade do que outros tipos de vinhos brancos, ele pode ser guardado por 10 anos ou mais.

Uvas usadas na produção do vinho branco encorpado 

Existem algumas espécies de uvas que são utilizadas na produção dos vinhos, mas, para fazer o vinho branco encorpado, usa-se algumas uvas da espécie Vitis Vinifera. Algumas delas são:

  • Chardonnay;
  • Roussane;
  • Sémillon;
  • Marsanne;

Geralmente, pessoas que têm um conhecimento mais profundo em vinhos conhecem essa espécie que é utilizada na produção do vinho branco encorpado.

Alimentos que harmonizam com o vinho branco encorpado 

Esse tipo de vinho tem como principal característica sobrepor o sabor dos pratos que são mais leves e delicados. Por isso, é ideal que ele seja servido com alimentos, como aves ou peixes, que contam com sabores mais intensos.

Combinar esse tipo de vinho com pratos que possuem molhos ou que são feitos com manteiga, creme de leite e queijo também é uma boa escolha.

Além das aves e dos peixes, o vinho branco encorpado pode acompanhar pizzas, como a de frango com catupiry.

Como servir o vinho branco encorpado 

É importante saber qual é a ordem dos vinhos que serão servidos, assim, um não irá sobressair mais do que o outro. Abaixo, demonstramos opções de vinhos que podem ser servidos em uma mesma ocasião, por exemplo:

  1. Espumantes/Frisantes
  2. Vinhos brancos
  3. Vinho rosé
  4. Vinho tinto
  5. Vinhos fortificados ou de sobremesa

É importante servi-los nessa ordem, assim, as características particulares de cada vinho serão sentidas sem nenhuma interferência causada pela bebida anterior.

Porém, em uma ocasião, ao servir, somente, vinhos brancos, é importante respeitar uma ordem também, por exemplo:

  1. Leves/refrescantes
  2. Aromáticos
  3. Vinho branco encorpado

 Novamente, para que todos sejam degustados da maneira mais correta, é preciso servi-los nessa ordem.

Temperatura ideal para servir vinho branco encorpado 

Além de ser preciso servir os vinhos na ordem correta, é importante que eles estejam na temperatura ideal, assim, a pessoa irá aproveitar muito mais todo o frescor que o vinho branco encorpado oferece.

As temperaturas desses vinhos podem variar entre 8 e 12 ºC, mas isso depende do tipo de vinho branco que será servido. Para aqueles que são leves e refrescantes, é ideal que sejam servidos entre 8 e 10 ºC.

Já o vinho branco encorpado precisa ser servido em uma temperatura de 10 a 12 ºC. Vinhos brancos que possuem uma idade maior podem ser servidos em uma temperatura entre 12 e 14 ºC.

Para saber mais informações a respeito do vinho branco encorpado e muitas outras curiosidades, não apenas sobre vinhos, mas de toda culinária portuguesa, basta continuar aqui no blog da Eno Gourmet Premium.

Ficou interessado? Confira esses vinhos relacionados:

Vinho Verde DOC Branco Seco

Douro 2014 Vinho Branco

Tojeira Branco Alvarinho/Trajadura