O natal está chegando e com ele algumas curiosidades também chegam em relação a culinária do natal de vários países. Principalmente, da culinária portuguesa que é uma culinária rica tanto em salgados quanto em doces.

A ceia de natal da casa de portugueses, é muito farta e deliciosa. Isso porque muitas comidas tradicionais são servidas e deixam os convidados simplesmente apaixonados.

Se você quer incluir algum item da culinária portuguesa no cardápio da sua ceia de natal deste ano, pode ficar tranquilo, pois aqui, iremos mostrar alguns itens que são servidos na ceia de natal dos portugueses.

Já fizemos um post a respeito dos melhores pratos salgados da ceia de natal portuguesa, agora, vamos falar sobre alguns doces que são essenciais para servir durante a ceia de natal portuguesa.

 

5 doces que não podem faltar na ceia do natal português

 

1 – Azevias

As azevias é um doce típico da região do Alentejo e é muito conhecida na região do Algarve como empanadilhas. É um doce delicioso, geralmente é servido com recheio de grão ou então de batata-doce.

Ele tem forma de meia-lua e seu recheio é muito farto. Ele é feito de uma forma frita e depois de frito é passado na canela e no açúcar cristal, assim como fazemos com os tradicionais bolinhos de chuva aqui do Brasil.

Sua massa fica bem estaladiça e essa receita é uma verdadeira tradição na ceia de natal da casa de portugueses.

 

2 – Bolo-rei

Esse se não for o doce mais tradicional do natal português, é um dos mais tradicionais. Ele é servido especialmente na época de natal e também no Dia de Reis.

Ele é um bolo que tem um buraco no meio, sua massa é branca e é um bolo muito macio e fofo. Ele conta com uvas passas, fruta secas e cristalizadas que não podem faltar em nenhum natal.

 

3 – Tronco de natal

Esse doce é muito bonito e é servido não só em Portugal como em vários outros países europeus. Esse doce é tradição da frança, mas também é muito encontrado na culinária portuguesa.

Ele é feito de chocolate e uma massa branca, lembra muito o famoso rocambole aqui do Brasil, é uma receita divina que não pode faltar na sua mesa.

 

4 – Fatias douradas

Mais conhecida como rabanada, as fatias douradas é outra receita tradicional da ceia de natal portuguesa.

Ela é feita com pães mergulhados no leite fervido com açúcar, casca de limão e paus de canela. Também é colocado ovo batido na mistura para que ela fique melhor para fritar.

 

5 – Arroz doce

Isso mesmo, o arroz doce é muito servido nos natais de Portugal, isso porque eles amam a combinação desse doce com o frio de dezembro. A forma de preparo varia de pessoa para pessoa, pois é uma receita passada de gerações e cada um tem a sua forma de preparo.

Esses doces citados aqui são fáceis de preparar e todos os ingredientes podem ser encontrados aqui no Brasil também, ou seja, você poderá ter um gostinho de Portugal direto da sua mesa de natal.

Para saber mais informações a respeito da culinária portuguesa, fique um pouco mais aqui no blog da Eno Gourmet Premium e descubra muitas outras curiosidades interessantes.

 

Você sabe como funciona o amadurecimento do vinho?