As receitas que fazem parte da culinária portuguesa, são deliciosas e muito saborosas, algumas mais tradicionais que as outras, mas algumas, são verdadeiras tradições que precisam ser seguidas.

As tábuas de queijos são verdadeiros sucessos na culinária portuguesa. Geralmente é possível encontrar em casas de portugueses aqui no Brasil e são servidas junto com um bom e tradicional vinho.

Se você já frequentou algum ambiente como a casa de portugueses ou até mesmo já visitou o país, já deve ter visto essas famosas tábuas de queijos portugueses que eles adoram servir para seus convidados.

Se você experimentou e amou a ideia, aqui vamos dar algumas dicas para que você consiga montar a sua própria tábua de queijos e surpreender suas visitas.

 

Quais queijos utilizar para compor a tábua

O primeiro passo para montar uma boa tábua de queijos, obviamente é escolher os queijos que serão colocados na tábua.

 

Queijo da Serra da Estrela

Esse queijo conta com uma textura mais cremosa e um pouco parecido com a manteiga. Ele pode ser colocado na tábua em um pote pequeno para passar em pães e torradas.

Esse queijo conta com um aroma muito perfumado e seu gosto é um pouco forte e voltado para o ácido.

 

Queijo Castelo Branco

Esse queijo é ótimo para colocar na tábua de queijos, pessoas que gostam de alimentos mais picantes irão amar esse queijo. Ele tem um gosto um pouco forte e picante.

Sua consistência é um pouco mole e suave e é uma receita produzida com leite de ovelha.

 

Queijo da ilha de São Jorge 

Esse queijo é firme, ele é tão firme que chega a ter uma consistência um pouco dura. Diferente do queijo castelo branco que é produzido com leite de ovelha, esse é fabricado com leite de vaca.

Mas, é utilizado leite de vaca que vem diretamente da ilha de São Jorge. Sua textura é um tanto quanto quebradiça e seu sabor é forte e intenso, mas ao mesmo tempo tem um toque levemente picante.

 

Queijo de Évora

Esse queijo é muito apimentado, então, se seus convidados não gostam muito desse tipo de tempero, não coloque-o. Ele também é considerado um queijo semiduro.

Ele é amarelado e conta com uma crosta que quando é colocado para fora da embalagem, ou tem qualquer contato com o ar, sua casca fica mais escura.

 

Além dos queijos, coloque outros complementos

A tábua de queijo logicamente é formada por queijos, mas pode ser colocado também outros tipos de alimentos para complementar a tábua.

Coloque pães, tostas e também bolachas. É muito importante que o pão seja caseiro e feito no dia que for servir a tábua, as bolachas podem ser servidas aquelas de água e sal e as tostas são incríveis para servir com os queijos mais cremosos.

Frutos secos como as nozes e as amêndoas são ótimas escolhas e também não podem faltar as azeitonas que dão o toque final para a sua tábua de queijos portugueses.

É muito interessante descobrir mais sobre a culinária de outros países, para saber mais sobre a culinária portuguesa, entre o site da Eno Gourmet Premium e encontre muitas outras curiosidades, até mesmo sobre os pratos servidos durante o natal português.

 

Venha a próxima dica: como servir o vinho?