O natal é uma época do ano em que todas as famílias ficam reunidas para realizar a ceia de natal. É um tempo maravilhoso que todos ficam unidos, tanto amigos quanto parentes.

Na ceia de natal é possível encontrar várias comidas deliciosas e alguns pratos que são tradicionais do natal ou então pratos que são tradicionais da família e da região onde moram.

Um dos produtos mais servidos no natal e é considerado um produto tradicional em praticamente todas as famílias, é o vinho. Não importa qual é o tipo do vinho escolhido, mas sim, que não pode faltar essa bebida.

Antigamente o consumo do vinho era um pouco mais difícil de fazer com determinados alimentos, já que tinham um costume de combinar vinho branco só com peixe ou vinho tinto português só com carne vermelha.

Hoje em dia a combinação dos vinhos está muito mais flexível e é possível combinar vários alimentos com diferentes tipos de vinhos.

Veja só cinco tipos de vinhos tintos para servir na ceia de natal.

 

1 – Dom Divino Dão 2005

Esse é um vinho excelente para servir junto de um prato que tenha bacalhau ou algo feito com peru. É um vinho que é fabricado na região do Dão, ele é considerado um vinho suave e combina não só com pratos que tenham os ingredientes citado acima, mas com vários outros.

Ele tem um teor alcoólico de 12,5% e uma cor voltada para a cor rubi, o que o torna um vinho ideal para servir durante a ceia de natal. O Dom Divino 2005 é considerado um vinho suave e não tem um sabor muito forte que fica na boca, ele é bem equilibrado.

 

2 – Herdade das Servas 2008

Um vinho da região do Alentejo e geralmente é servido na ceia de natal junto com pratos cozidos como o bacalhau cozido ou alguns legumes que são colocados à mesa.

Esse vinho de Portugal é feito com uvas as castas Aragonês e conta com um teor alcoólico de 15%. Ele é considerado um vinho forte e tem cor escura. Diferente do Dom Divino 2005, esse vinho deixa um sabor mais persistente, porém, agradável.

 

3 – Grão Vasco Dão 2006

Esse é um daqueles vinhos tintos que combinam com qualquer prato e qualquer tipo de refeição. Para pessoas que amam vinhos mais delicados e equilibrados, esse é o ideal.

Seu teor alcoólico é de 13%, tem uma cor rubi e tem também um aroma como o da fruta vermelha quando está madura. Por ser um vinho equilibrado, seu sabor é bem suave e não fica persistente na boca.

 

4 – Mazouco 2007

Esse vinho tinto português é considerado excepcional, e é da região do Douro. Ele é um vinho jovem e seu sabor é bem intenso, então, para pessoas que gostam de vinhos mais marcantes, esse é o ideal.

Ele tem um teor alcoólico de 13% e conta com as lembranças dos sabores da ameixa preta e da cereja. Por isso, ele é uma bebida ideal para combinar com pratos que tenham bacalhau, carne e também aqueles que são feitos ao forno.

 

5 – Monte Velho

O Monte Velho é um vinho de Portugal da região de Alentejo e ele é um vinho que pode ser usado tanto na ceia de natal como em outras ocasiões.

Ele tem um néctar que é composto por castas Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional e também Syrah. Com um teor alcoólico de 14%, ele tem um sabor robusto e um pouco forte.

Os vinhos portugueses são muito conhecidos por serem os melhores vinhos que existem. Por isso, na ceia de natal não pode faltar algum desses que foram citados aqui.

Para saber muitas outras informações a respeito de vinhos e outras curiosidades, navegue mais no site da Eno Gourmet Premium que você irá encontrar conteúdos muito interessantes a respeito do vinho português.

 

Venha a próxima dica: como servir o vinho?

Tojeira Branco

Nós Tinto

Athayde Grande Escolha Tinto 2011

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.