O vinho é uma bebida que muitas pessoas não abrem mão quando vão comer certos pratos. Ter uma refeição farta acompanhada por um bom vinho, para muitos, é como se fosse uma tradição que deve ser levada muito a sério.

Os tipos de vinhos são muitos: vinho tinto, vinhos de Portugal, vinho seco e muitas outras opções deliciosas. O ponto mais importante que deve ser considerado no momento de escolher um bom vinho é saber qual é o tipo que combina com a comida que será servida.

Alguns vinhos, entre eles o vinho português, que é um dos que tem a harmonização mais fácil, podem deixar o prato bem ruim se não for combinado corretamente.

Para não errar mais, confira algumas dicas importantes sobre quais comidas combinar com vinhos de Portugal, vinhos rosés e muitos outros..

 

Tipos de Vinhos para Diferentes Pratos

Vinho Rosé

Frango assado, carnes magras, legumes gratinados e todos os tipos de massas são alguns dos pratos que combinam bastante com um bom vinho rosé, bem como algumas entradas, como tortilhas e até mesmo omeletes.

Já alimentos muito gordurosos, como carnes gordas e alguns peixes, não combinam muito bem com esse tipo de vinho.

 

Vinho Seco

Servir massas com molho vermelho, molho condimentado ou até mesmo  massas com molho de ervas, acompanhadas por um vinho seco, melhora ainda mais o sabor do prato.

Outro tipo de alimento que harmoniza muito bem com vinho seco são os frios em geral, como queijos amarelos e o parmesão.

 

Vinho Tinto

Se esse não é o vinho mais consumido e conhecido, com certeza ele está na lista dos que são. O vinho tinto pode ser combinado com carnes vermelhas, pizzas, doces como pudins e fondue de chocolate e até mesmo com sopas e caldos.

Um dos pontos positivos do vinho tinto é que ele é mais versátil e fácil de harmonizar. Perceba que os tipos de comida que ele combina são variadas, desde massas e molhos até carnes e doces.

 

Vinho Branco

Diferente do vinho tinto, o branco já é um pouco mais difícil de combinar com comidas variadas. Ele harmoniza muito bem com peixes, pratos como ensopados e todos os que contam com algum fruto do mar. O bacalhau é um bom exemplo de peixe que combina com vinho branco.

Massas como macarrão à carbonara e outras com molhos brancos também ficam deliciosas com vinho branco.

 

Vinho do Porto

Combinar o vinho português com bolos, queijos do tipo azul, sobremesas e doces em geral é uma excelente harmonização. Até com sorvete esse tipo de vinho fica gostoso.

 

Pratos Mais Difíceis de Combinar com Vinhos

Harmonizar pratos muito doces, amargos e picantes com o vinho Português ou com outros tipos é um pouco mais difícil. A combinação desses pratos com o vinho pode deixar o sabor ainda mais forte, o que já pode prejudicar um pouco a experiência.

 

É claro que cada um tem preferências próprias e sentirá esse gosto de uma forma diferente. Portanto, o que vale é tomar da forma que mais agrada o seu paladar.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.