Quando aparece uma oportunidade de impressionar no primeiro encontro e sabe que a pessoa adora vinhos, mas lhe falta o conhecimento para escolher qual entre tantos vinhos da loja de produtos portugueses é o de melhor qualidade, ele estará lá para mostrar qual combinará mais com a pessoa em questão através de uma breve descrição sobre sua personalidade ou prato que será preparado naquela noite especial. Quando chegar em um restaurante elegante pela primeira vez sem ter a menor ideia de qual escolher entre os vinhos Portugueses listados na carta do estabelecimento, ele irá estar logo ao lado para lhe indicar o melhor vinho da casa ou uma outra opção de boa qualidade, porém mais em conta. Caso estiver prestes a preparar um bacalhau português em um jantar romântico que precisar de vinho em sua receita, ele vai estar de prontidão no comércio especializado mais próximo para explicar todos os tipos existentes que vão bem em receitas, até chegar ao que lhe será necessário.

Em todas estas ocasiões relacionada a vinhos em geral, que acontecem quando menos esperamos sempre temos a ajuda dele, o Sommelier. A maioria destes profissionais possuem ótimas histórias sobre o dia a dia de seu trabalho e de como ajudaram seus clientes em situações algumas vezes até embaraçosas. Contam que já tiveram clientes de todos os tipos chegando até eles com dúvidas ou atrás de dicas sobre a bebida, onde precisaram se virar do avesso para entender a necessidade do cliente e com muita paciência e educação encontrar exatamente o que cada um estava procurando. Porém a pergunta que mais escutam ao sentarem para conversar com amigos, em reuniões em família ou quando conhecem alguém pela primeira vez é…

 

 “O Sommelier faz Somente degustação de vinhos?”

Um dos profissionais mais importantes no ramo de vinhos e restaurantes, o Sommelier, palavra francesa, possui funções em sua rotina, fora a de degustador, que muitos desconhecem. O profissional que surgiu na idade média, no intuito de que a realeza não morresse envenenada, hoje, a partir de muito conhecimento prático e teórico, junto ao acúmulo de experiência ao longo dos anos, cuida da compra, recebimento, indicações, harmonização e pelo armazenamento das bebidas em adegas. É requisitado por hotéis, cruzeiros, restaurantes, festas luxuosas etc. Alguns ainda dão palestras em feiras, escreve para colunas em revistas, jornais e sites especializados. Criando a necessidade de surgir inúmeros cursos devido a grande demanda de pessoas interessadas pela área ao redor do mundo, como em Portugal, Chile, Brasil, Itália, entre outros países amantes de vinho.

Com a chegada de restaurantes ao centro de Paris em meados do século XVIII, o Sommelier teve sua função consolidada, se tornando sinônimo de provador e medidor de qualidade de todo os tipos de vinho, já que a cidade havia se tornado centro mundial de gastronomia. Claro que houveram algumas modificações que acompanharam o profissional junto à evolução da sociedade, mas sem perder a sua essência, ganhando até uma Associação de Sommeliers na Itália fundada no dia 7 de julho de 1965.

Gostou dessa dica? Aguarde novas publicações e em breve, conhecerá os produtos portugueses gourmet! Só no site do Eno Gourmet Premium.

Até a próxima!

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.