Se tem uma coisa que é certeza na vida de uma pessoa, é que um dia, quando ela menos esperar, irá manchar alguma coisa com vinho. Não importa o que seja. Camisa, vestido, toalha de mesa ou a calça, ninguém esta livre desse incidente terrível. Para muitos isso se torna motivo de se desfazer da peça que foi “estragada”, sem se quer tentar uma recuperação, pensando que o que foi um dia manchado de vinho, jamais voltará ao estado inicial.

A melhor atitude que se deve ter em ocasiões como estas é não se desesperar, nada que for feito às pressas será de grande ajuda. Pare, pensa e tente chegar em uma solução pratica. Mas não espere demais, seja rápido, pois quanto mais fresca estiver a mancha, mais fácil será de remove-la, evitando a necessidade de ter que fazer um trabalho mais cansativo e muitas vezes sem sucesso.

O que fazer?

Assim que a bebida cair em algum tecido claro, retire primeiro o excesso com um papel toalha ou com uma toalha de cor escura, preta por exemplo, que irá sugar todo o líquido deixando apenas o que já foi absorvido pelo local do incidente. Usar sabão juntamente com água morna facilita a diluição, desprendendo o vinho penetrado. O sal, assim como o arroz são meios de absorver líquidos de lugares indesejados e muitas pessoas preferem fazer uma cama destes produtos em cima da mancha ainda molhada, esperando cerca de cinco minutos para que a “mágica” aconteça, repetindo o processo se necessário.

A utilização de leite para a retirada de manchas também é muito usada nos dias de hoje e essa técnica vem da época de nossas avós e tudo o que vem de nossas avós, dá certo, não é mesmo? A técnica consiste em colocar a peça manchada em uma panela junto com o leite e esperar que o mesmo alcance a ebulição, assim que estiver borbulhando, desligue o fogo, tampe a panela e deixe de molho.

A água oxigenada é uma aliada de peso para horas como esta, pois é um ótimo branqueador, dissolvendo os pigmentos da mancha, e quando utilizada com água morna se torna um potente facilitador. Em casos de jantares ou encontros formais no qual a retirada das toalhas de mesa não seja uma opção, cobrir a mancha com sabonete líquido e água quente é a melhor saída para que o liquido não seque e assim, ir amolecendo até a retirada da mesma no fim do evento.

Só que por mais que os vinhos sejam um dos maiores causadores de manchas em nossas roupas e toalhas de mesas na maioria dos casos, não há nada melhor do que juntar os amigos e familiares com petiscos, saboreando um excelente vinho Português. E para que você fique por dentro de todas as dicas sobre o mundo dos vinhos e da culinária portuguesa, foi criado o Blog Eno Gourmet Premium, um ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito para exclusivamente para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião, surpreendendo todos em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.

Porto Fine Tawny

Porto Fine Ruby

Vinho Verde DOC Tinto

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.