Conheça um pouco sobre a história e a receita de bacalhau que ficou conhecida como chiquetaille, e veja também como harmonizar vinhos com peixes e frutos do mar.

A receita chiquetaille arranca suspiros de quem experimenta. Feito à base de Bacalhau de Portugal (o mais famoso e delicioso), leva outros ingredientes especiais que fazem toda diferença.

Também chamada de “esqueixada”, o prato se trata de um preparado próprio para o verão, e é um clássico da cozinha catalã (origem espanhola), e servido frio, para ser mais refrescante nos dias quentes.

Vamos ao preparo da receita:

Culinária Portuguesa: Receita chiquetaille de Bacalhau

Ingredientes do Bacalhau:

  • 750 gramas de bacalhau (de Portugal, preferencialmente) salgado, cortado em gomos e repousado em água;
  • 1 cebola grande picada fina;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 pimentões verdes picados finos;
  • 100 gramas de azeitonas verdes sem sementes picadas;
  • 4 ovos cozidos (até ficarem bem firmes) cortados em rodelas;
  • 2 batatas descascadas, cozidas e cortadas em cubos;
  • Meia xícara de azeite de oliva extra-virgem;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora.

A receita serve, aproximadamente, 6 pessoas.

Modo de Preparo do Bacalhau

Primeiramente, é preciso dessalgar o bacalhau, deixando os gomos de molho em água fria por aproximadamente 36 horas, trocando a água três vezes durante esse período.

Após escorrer pela terceira vez, leve a uma panela e cubra com água. Leve ao fogo. Você vai observar que logo deve se formar uma espuma branca e, quando a começarem a subir as bolhas de fervura, basta apagar o fogo e deixar o peixe descansar na panela por aproximadamente 5 minutos.

Transcorrido esse tempo, é preciso escorrer a água e retirar todos os espinhos visíveis da carne. Repare que a consistência não deve estar seca e nem fibrosa. Os 5 minutos de repouso na água fervente servem exatamente para deixar a carne chegar no ponto certo. Escorrer antes deixaria o peixe muito cru.

A carne, do modo como é feita aqui, fica ligeiramente crua, muito macia e alinhada com o restante dos ingredientes, no melhor estilo “esqueixada” catalana.

Acabamento e apresentação do prato

Basta colocar em um recipiente, como um bowl, e adicionar o restante dos ingredientes (cebola, batata cozida, pimentões, azeitonas, alho e ovos, tudo refogado), alinhados cuidadosamente com o azeite de oliva (que deve ser de qualidade), a pimenta do reino recém moída, uma pitada de sal (se necessário) ou um pouco de tempero pronto (isso também é a gosto).

Agora que você já sabe como preparar o famoso Bacalhau chiquetaille, que tal aprender um pouco mais sobre harmonização de vinhos com peixes e frutos do mar?

Clique aqui e fique por dentro das melhores dicas!

Confira mais dicas de harmonização com vinho

Para ficar por dentro de várias dicas sobre o universo dos vinhos e dos pratos típicos da culinária portuguesa, como harmonização de vinho do porto com determinados tipos de carne, fique atento no Blog Eno Gourmet Premium, o seu portal gastronômico.

Confira as matérias e aprenda a ser o melhor anfitrião para surpreender seus amigos e familiares durante jantares, reuniões ou confraternizações. Escolha o seu melhor vinho e não faça feio!

Para ler mais sobre vinho português ou outros, navegue pelo blog.

Cadão Porto Tawny

Douro Reserva Tinto

Porto Reserva

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.