Quando o assunto é vinho, um dos que vem em mente em primeiro lugar com certeza é o vinho do Porto. Isso porque se trata de uma bebida de alta qualidade e também é um dos vinhos mais tradicionais do mercado.

Mas, engana-se quem pensa que se trata de um vinho comum e sem histórias, o vinho português tem muitos segredos e os admiradores da bebida sabem disso. Pode ser que não saibam quais são esses segredos, mas estão cientes da sua existência.

Assim como outras bebidas e alimentos antigos, o vinho do Porto é tradicional e como um bom produto tradicional, ele tem seus segredos e nós estamos aqui para revelá-los para você!

 

Segredos do vinho do Porto

O vinho português é considerado único, pois ele conta com algumas características que fazem com que ele se torne o único do mercado com esses detalhes cuidadosos.

O teor alcoólico desse vinho é um pouco maior do que dos outros, ele tem cerca de 22% de álcool em sua composição. Ele é um vinho considerado adocicado e muito delicioso para quem prefere bebidas mais doces.

Porém, é possível encontrar vinhos do Porto com algumas variações que podem ser desde o muito doce até o extra-seco.

Isso acontece por conta da forma e também do tempo em que ele é fermentado. Isso pode variar de cada fabricante, pois são eles que determinam qual será o grau de doçura da bebida.

O vinho do Porto foi o primeiro do mundo a ter a sua região demarcada e teve sua regulamentação no ano de 1756. Quando ele começou a se tornar mais famoso, ele era servido como sobremesa e não como bebida acompanhante do prato. Ele era considerado vinho de sobremesa.

Com isso, ele se tornou cada vez mais famoso e se tornou um dos principais produtos servidos em jantares e eventos especiais.

 

Alguns tipos de vinhos do Porto

 

Porto Ruby

Esse é um dos vinhos mais jovens, ele tem de 3 a 5 anos. Ele conta com uma coloração muito definida e seu perfume é forte e apaixonante. Ele é feito com algumas misturas de uvas frescas e por isso seu aroma é tão intenso.

 

Porto Branco

O vinho Porto Branco pode ser encontrado tanto na opção doce como mais seco. Ele é produzido com castas brancas e ficam em tempo de envelhecimento de 2 a 3 anos. Geralmente ele é servido no ínicio das refeições.

 

Porto Vintage

Esse é considerado um dos melhores vinho do Porto que existe no mercado. Ele é produzido através de uma colheita muito especial e única. Ele é um vinho encorpado e sua coloração é bem forte.

 

Dicas para servir vinho do Porto

Não é preciso entender muito de vinhos para saber que cada um deve ser servido em uma taça. O vinho do Porto é recomendado ser servido em taças Bordeaux que tenha um tamanho que não seja nem muito grande e nem muito pequeno.

Mas, é importante ressaltar que existem vários tipos de vinho português, por isso é um pouco difícil citar quais são as taças ideais para cada tipo. Antes de servir, vale a pena dar uma pesquisada para saber quais taças são ideais para cada tipo de vinho.

Para escolher o vinho do Porto ideal para servir aos seus convidados, o ideal é prestar atenção em alguns detalhes como o equilíbrio que a bebida terá com o alimento a ser servido, a complexidade e a tipicidade.

No blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitas outras publicações a respeito de vinho do Porto até outros tipos de vinhos. Exemplos de posts que são muito bacanas que é possível encontrar no blog são alguns que te ajudam a harmonizar vinhos com determinados pratos.

É um blog muito interessante e se você é amante da bebida, não perca mais tempo e acesse agora mesmo.

Saiba mais

Agora que você já sabe os segredos dos vinhos do porto, que tal saber como conservar o vinho depois de aberto?

Venha a próxima dica: como servir o vinho?