É muito difícil que alguém nunca tenha ouvido falar sobre os famosos vinhos de Portugal, já que essa é uma das bebidas mais tradicionais do país, além de existir uma demasiada dedicação com as uvas, já que são elas as responsáveis por fazer com que os vinhos sejam tão famosos e queridos em todo o mundo.

Em Portugal, é possível encontrar muitas vinícolas que produzem diversos vinhos conhecidos e consumidos. Há uma grande quantidade de tipos de vinhos que são produzidos em Portugal, mas, o mais conhecido deles, com certeza, é o vinho tinto.

Esse tipo de vinho é altamente gostoso e versátil, além de ser possível servi-lo com vários tipos de alimentos e, também, petiscos. Porém, mesmo sendo possível combiná-lo com diferentes pratos, é preciso tomar cuidado no momento da escolha.

É preciso selecionar os petiscos ideais para consumir com o tipo certo de vinho, pois dependendo da escolha, o contraste ou a acentuação de seu sabor, no paladar, pode sofrer alterações.

Petiscos para servir com vinho tinto 

É normal em um jantar ou até mesmo em uma recepção com os amigos, servir alguns petiscos para degustar, enquanto conversam e o prato principal não fica pronto.

Sirva alguns tipos de embutidos 

Essa é uma das opções mais difíceis de errar, pois os embutidos são ótimas escolhas que combinam com o vinho tinto. Alguns dos embutidos que podem ser escolhidos são:

  • Salame;
  • Salsichão;
  • Chouriço;
  • Presunto cru;
  • Linguiça.

É importante ressaltar que esses embutidos precisam ser de excelente qualidade, assim, não irão afetar o sabor no vinho. Junto com os embutidos, coloque também um cesto de pães ou, até mesmo, algumas torradas para acompanhar.

Os queijos não podem faltar

Se você tem costume de consumir vinho português, sabe que não tem nada melhor do que combiná-lo com uma boa e bem feita tábua de queijos. Os queijos são petiscos tradicionais e, pelo fato de possuírem sabor intenso, combinam perfeitamente com o vinho tinto.

Não é preciso dispor de uma grande variedade de queijos; se houver, no mínimo, de dois a três tipos, e servir, também, uma cesta de pães, os convidados irão amar. Alguns dos queijos que combinam com vinho tinto são:

  • Queijos azuis para vinhos tintos mais pesados;
  • Parmesão;
  • Queijo manchego ou provolone;
  • Queijo cheddar.

Além desses queijos que podem ser servidos separadamente ou colocados na tábua, é possível servir, também, pastas de queijos que permitem uma maior variação desses aperitivos tradicionais.

Carnes frias são ótimas escolhas 

As carnes vermelhas que são servidas frias são boas escolhas para combinar com o vinho português. As mais recomendadas para servir de petisco são:

  • Carpaccio de carne com queijo parmesão;
  • Enroladinho de rosbife com molho.

Temperatura ideal para servir vinho tinto com petiscos 

Além de escolher os petiscos corretos, é preciso que o vinho também esteja na temperatura adequada para que a degustação seja ainda mais deliciosa. Por isso, a temperatura ideal para servir o vinho tinto é entre 16ºC e 18ºC.

Aqui no blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitos outros posts relacionados a petiscos que acompanham vinho tinto, além de muitas outras informações interessantes a respeito do vinho português.

Ficou interessado? Confira esses vinhos relacionados:

Vinho Verde DOC Tinto

Douro Reserva Tinto

Doc Douro Grande Reserva