As rolhas dos vinhos são mais do que simplesmente tampas para as garrafas: elas são consideradas uma tradição cheia de glamour para quem aprecia vinho Português ou de qualquer outro tipo.

Algumas informações a respeito desse pequeno objeto que tem uma grande função para o vinho irão te surpreender. Quem não aprecia a bebida nem imagina a quantidade de opções de rolhas que existem.

Importância das rolhas

Para ter uma ideia do quanto as rolhas têm um papel importante para os consumidores de vinhos, em quase 10 anos os fabricantes de cortiça resolveram se entregar com mais dedicação em relação à fabricação de rolhas.

A fabricação desse pequeno objeto é tão importante que as indústrias estão investindo cada vez mais na qualidade e inovação das mesmas. Antes delas irem para a sua real função, são submetidas a testes para que as chances de ocorrer qualquer erro sejam cada vez menores.

As opções de rolhas são muitas: têm aqueles de rosca, sintéticas e até mesmo de vidro. Mas a feita de cortiça ainda ganha em relação à qualidade e também ao encantamento dos consumidores.

Aqueles consumidores fiéis de vinhos guardam as rolhas das garrafas durante anos e anos e isso tem uma importância enorme para eles.

 

Tipos de rolhas que existem

Rolha de cortiça

Claro que essa lista não poderia deixar de começar com outro tipo. Afinal, esse desde sempre é o querido dos que apreciam a bebida.

Elas começaram a ser usadas no século XVII, e desde então se tornaram um sistema padrão de fechamento de garrafas de vinhos. Esse tipo de rolha é bastante especial, porque ela veda com tanta precisão que não permite que o vinho tenha nenhum contato com o oxigênio.

 

Rolha sintética

Essas rolhas têm um custo menor do que as de cortiça e demandam que o vinho seja mantido em pé, pois ainda não foi comprovado que esse tipo de rolha realmente é seguro a ponto de não causar nenhum dano ao vinho.

Geralmente ela é colocada em vinhos que têm uma expectativa de vida menor do que os outros, já que sua vedação não é 100% confiável.

 

Rolha de vidro

Esse tipo de rolha é extremamente recente no mercado, já que sua fabricação começou no ano 2000. Essas rolhas são inertes e não deixam cheiro, assim, o risco de que o vinho fique com gosto ruim é menor. Ela conta com um anel de silicone que deixa a vedação segura e confiável.

 

O que os apreciadores antigos acham da modernização

Já ficou claro que as rolhas não são importantes apenas para vedar bem a garrafa do vinho. Elas são especiais para os apreciadores que, muitas vezes, colecionam a cada garrafa de vinho português ou de qualquer outro tipo que tenha sido finalizada.

A modernização das rolhas não agradam muito os apreciadores fiéis e tradicionais. Eles preferem ainda continuar com as rolhas antigas feitas de cortiça, pois essas são o verdadeiro clássico da garrafa de vinho, além de ser glamourosa e chique.

Inclusive, aqui no blog da Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitos outros assuntos que são do interesse desses apreciadores tradicionais. Assuntos voltados para o vinho de Portugal, como é produzido o vinho do Porto e muitos outros assuntos voltados para essa bebida tão querida.

Inclusive, além de artigos e informações muito interessantes, logo será possível encontrar ingredientes e também o vinho português no site da Eno Gourmet.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.