Portugal tem uma das maiores opções de castas de uvas do mundo, por isso o vinho Português é considerado um dos melhores. São muitas opções: vinho do Porto, vinho verde, vinho da madeira, vinho tinto do Douro e vários outros.

Para os fãs da bebida, conhecer mais curiosidades a respeito sobre ela e a história de como surgiu o vinho de Portugal é muito importante.

Processo Histórico do Vinho

O vinho é um produto que teve uma importância muito grande para a evolução sociocultural e econômica de muitas civilizações, tanto orientais quanto ocidentais.

A história do vinho ainda é incerta, pois cada cultura acredita em uma diferente. Se olharmos do ponto de vista histórico, é complicado explicar com certeza absoluta, pois o vinho chegou antes mesmo da escrita.

Historiadores acreditam que o surgimento do vinho aconteceu por acaso, através de algumas uvas amassadas colocadas em algum recipiente, e então ocorreu a fermentação. Em relação às videiras, acreditam que só foi possível sua cultivação depois que os nômades ficaram sedentários.

Já para os cristãos, de acordo com a passagem de Gênesis capítulo 9 e versículo 20, foi Noé quem plantou o primeiro vinhedo e então produziu o primeiro vinho da história. Enquanto isso, para os gregos, o vinho é um presente dos deuses.

 

História do vinho Português

Assim como a história do vinho, a história do vinho de Portugal tem a mesma dificuldade. Por falta de investigação, não se sabe exatamente como o consumo de vinho começou no país.

Acreditam que a primeira vinha de Portugal foi plantada pelos tartessos, na Península Ibérica, por volta do ano de 2000 a.C e, depois disso, os fenícios começaram a comercializar os vinhos. Porém, o desenvolvimento da cultivação e produção de vinhos só aumentou quando os gregos foram para a Península Ibérica e contribuíram com essa conquista.

Foi nessa época que o vinho se tornou o produto mais exportado de Portugal, pois ele continuou sendo um símbolo da cultura do país. Com isso, a Inglaterra e Portugal fizeram um acordo e assinaram o Tratado de Methuen no ano de 1703, para que o comércio do vinho Português poderia ser feito na Inglaterra.

No ano de 1756, a comercialização do vinho do Porto passou a crescer cada vez mais, até que foi estabelecida a região mais famosa do mundo quando se trata de vinhos, que é a região do Alto Douro.

Desde então, o vinho se tornou um dos produtos mais importantes para a economia do país, para a cultura e para a sociedade. Até hoje, o vinho Português é considerado um dos melhores, por ter uma grande variação de sabor.

Portugal conta com a proteção da Unesco para a Região Vinhateira do Alto Douro, que é considerada um patrimônio mundial. Essa é a região que produz o vinho do Porto.

No blog Eno Gourmet Premium é possível encontrar várias dicas de lugares para visitar em Portugal, bem como muitas informações a respeito da gastronomia portuguesa, inclusive sobre vinhos: como são feitos, degustações, combinações e muitas outras informações muito interessantes sobre essa bebida que o mundo ama.