Você provavelmente já ouviu falar que cada para cada tipo de vinho tem uma taça diferente. Quem não tem costume de consumir essa bebida com tanta frequência pode saber desse “ditado”, mas não sabe como escolher cada taça.

As opções de vinhos que existem são muitas: vinho Português, vinho branco, vinho do Porto e muitos outros. Saber escolher a taça ideal para cada um vai deixar o momento de saborear a bebida muito mais prazeroso e requintado

Assim como as opções de vinhos são muitas, as opções de taças também: têm a no modelo bordeaux, iso, aquelas para espumantes, enfim, várias outras. Saiba como combinar cada uma com cada tipo de vinho agora mesmo.

 

Dicas para escolher as taças ideais para apreciar o vinho Português

 

Para vinhos brancos

Para tomar vinhos brancos, as taças ideais são aquelas que têm um corpo menor, pois esse tipo de vinho precisa ser consumido em temperaturas baixas, ou seja, em um recipiente menor ele ficará mais gostoso, a bebida acabará mais rápido e não dará tempo de ela esquentar.

 

Para vinhos rosés

Esse vinho é uma mistura entre o aroma do vinho branco e o tanino do vinho tinto. Por isso, as taças ideais para consumir vinho rosé são aquelas menores do que para consumir vinho branco.

Esse tipo de taça ajuda a acentuar a acidez do vinho rosé, assim a doçura prevalece. Mas esse tipo de taça pode ser um pouco difícil de encontrar no mercado, portanto, se não for possível encontrar esse modelo, as taças para vinhos brancos podem ser usadas tranquilamente.

 

Para vinhos tintos

Conhecido também como vinho do Porto ou vinho Português, para essas bebidas é ideal aquelas taças que têm o corpo maior, pois os vinhos tintos precisam de espaço para respirar.

Os tipos mais usados entre as taças para vinho tinto são Bordeaux e Borgonha.

  • Bordeaux: Esse estilo de taça foi feito para vinhos mais encorpados, como o vinho tinto. O bojo dela é maior e a sua borda é mais fechada, evitando assim que os aromas sejam perdidos.

 

  • Borgonha: Borgonha é uma região que fica na França e que produz vinho. Os vinhos dessa região são concentrados, por isso o estilo da taça precisa ser essa, que foi denominada com o mesmo nome da região. Elas lembram o formato de um balão, assim o vinho fica mais em contato com o ar e o buquê é liberado mais rápido.

Para vinhos doces

As taças para tomar esse tipo de vinho contam com bojo pequeno, pois quem consome esse tipo de bebida geralmente consome uma quantidade menor comparada com os outros.

 

Também tem a taça coringa

A taça coringa é a Taça iso. Ela é como se fosse “universal”: com ela, é possível tomar todos os tipos de vinhos. Geralmente, ela é usada para fazer degustações.

Ela é uma taça pequena feita de cristal, seu bojo é grande e a parte de cima é mais fechada. Ela é ideal para quem está começando a consumir a bebida e não sabe qual taça escolher.

 

O melhor a se fazer é pesquisar

Quando se trata de vinho, muitos assuntos são interessantes e importantes para quem gosta de consumir a bebida.

Aqui no blog Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitas informações referentes ao vinho de Portugal e também vários outros assuntos interessantes para os amantes do vinho. Além disso, em breve entrará no ar o site da Eno Gourmet, em que você conseguirá encontrar muitos produtos, entre eles o vinho português, é claro.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.