Culinária Portuguesa

A quantidade de povos que se concentraram nas regiões de Portugal antigamente fez com que a os pratos típicos da culinária portuguesa se tornassem muito diversificados. Porém, essa gastronomia tem como base três alimentos fundamentais, que são o pão, o vinho e o azeite.

O consumo de peixes também é muito grande no país, e esse alimento está presente em vários pratos da comida portuguesa. As carnes de porco também são bastante consumidas.

Apesar de ter uma culinária com muitas opções, existem algumas comidas típicas que todos os apaixonados pelo país ou aqueles que o visitam precisa conhecer. São comidas fáceis de encontrar nos restaurantes em Portugal, além de algumas delas poderem ser encontradas até mesmo em outros países.

 

1 – Bacalhau à Minhota

Claro que uma lista de pratos típicos da culinária portuguesa não poderia deixar de começar com outro prato que não fosse feito à base de bacalhau. Afinal, esse é um dos ingredientes mais famosos da culinária Portuguesa.

O bacalhau à minhota é um dos pratos que os portugueses mais consomem. Ele é feito com batatas, cebolas e tem quem goste de colocar um pouco de vinho para formar um delicioso molho.

 

2 – Arroz de Marisco

Essa receita teve origem em Vieira, que é uma praia de Portugal. Como os camarões são alguns dos alimentos mais atrativos em praias, ele não poderia deixar de ser o protagonista desse prato.

Tem quem faça esse prato com camarões, sapateira, mexilhão, berbigão ou amêijoas. Tudo depende da região do país e do gosto pessoal.

 

3 – Francesinha

Esse sanduíche delicioso feito com ingredientes como pão, salsicha fresca, carnes de porco ou de vaca e linguiça foi considerado um dos 10 melhores sanduíches do mundo no ano de 2011. Também não é para menos, já que ele é coberto de muito queijo derretido e ainda gratinado.

Alguns deles têm como acompanhante um molho feito com tomates, cerveja e piri-piri, além de acompanhar uma bela porção de batatas fritas.

 

4 – Rissói de Bacalhau

Geralmente, esse prato é servido como petiscos, já que se trata de um salgadinho que lembra muito o risoli do Brasil. O rissói é feito com uma massa bem fina e é bem sequinho e crocante. Ele é tão famoso no país por ter um recheio farto.

Além do rissói de bacalhau, é possível encontrar nos pratos típicos da culinária Portuguesa rissói de carnes, frutos de mar e, claro, de camarão.

 

5 – Pastel de Nata

Os pratos típicos da culinária Portuguesa são realmente delicioso. Ele é feito com uma massa folhada e tem sabor de creme que é feito a base de gema de ovos, canela, casca de limão, amido de milho e açúcar. Ele é uma comida Portuguesa tão conhecida no país que é possível encontrá-lo em praticamente todos os bares e restaurantes.

A culinária Portuguesa realmente é deliciosa. É possível encontrar alguns desses pratos em outras partes do mundo, como o bacalhau, que é um ingrediente importantíssimo para o país e com o qual é possível fazer várias receitas, os pastéis de nata, que também são conhecidos como pastel de Belém e o rissói, que tem sua versão abrasileirada.

Pratos Típicos da Culinária Portuguesa

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.