A culinária portuguesa é uma das culinárias mais famosas e desejadas de todo o mundo. Quem já visitou o país, ou já fez alguma refeição na casa de alguém que é português, entende e sabe do que estamos falando.

Alguns pratos são tradicionais e não podem faltar na mesa de uma família portuguesa. Esses pratos são deliciosos e, para quem não visitou o país ainda e tem curiosidade de conhecer esses pratos, ou, para quem já visitou, mas está com saudade, vamos comentar sobre alguns dos mais amados pelos portugueses.

Esses pratos são os mais comuns, mas já fizemos alguns posts relacionados a outros pratos, inclusive quais são os ideais para saborear com uma taça de um bom vinho.

Confira nossa lista de pratos salgados da culinária portuguesa:

Alguns pratos salgados tradicionais da culinária portuguesa 

1 – Bacalhau à Brás 

Como não começar essa lista com uma receita feita com o peixe mais querido pelos portugueses? É praticamente impossível!

Os pratos feitos à base de bacalhau são criativos e muito gostosos, e os fãs dessa culinária adoram quando encontram pratos com esse ingrediente principal. Para o bacalhau à Brás, o peixe é desfiado e colocado junto com cebolas, batata palha e alguns adicionais como a salsa e também azeitonas.

2 – Cozido à Portuguesa Gourmet

Esse prato é especial para quem ama qualquer tipo de carne, pois ele é feito com frango, carne de vaca, e algumas carnes e tipos de salsicha provenientes de porco. É um verdadeiro cozido à portuguesa, e os portugueses costumam chamar este prato de festival de carnes.

Além das carnes, esse prato conta com alguns vegetais, como cenouras, couve e também feijão.

3 – Caldeirada de peixe 

É muito comum encontrar pratos feitos à base de peixe na culinária portuguesa. A caldeirada de peixe é feita com a proteína cozida que é coberta por tomates e por ervas aromatizadas.

4 – Caldo verde 

O caldo verde é servido muito em festas portuguesas tradicionais em que são festejados os santos padroeiros de cada local do país. Esse caldo é feito com batatas, cebola, couve e também rodelas de chouriço.

Além de ser servido nessas festas, esse prato é saboreado nas ceias ou, então, como entrada do prato principal.

5 – Arroz de pato 

O arroz de pato, se for explicado de uma forma bastante simplificada, é um risotto de pato que tem uma cobertura bem estaladiça. Ele é coberto por chouriço e, antes de ser levado ao forno, o pato é cozido de forma que se desfie sozinho.

Esse é um dos pratos excelentes para ser degustado com uma boa taça de vinho tinto.

6 – Polvo à lagareiro 

O polvo à lagareiro é um prato muito especial para os portugueses, e ele, geralmente, é servido em ocasiões especiais, com em festas ou, até mesmo, em ceias de Natal. Além dessas ocasiões, esse prato também é servido como entrada em alguns restaurantes do país.

pratos salgados da culinária portuguesa


7 – Queijadas de Sintra 

A queijada de Sintra é um pastel feito com ovos e também requeijão, e é muito apreciado na região da Sintra. Essas queijadas são servidas em pacotes e, geralmente, são polvilhadas com canela.

8 – Queijos da serra 

O queijo da serra é servido com leite de ovelha e tem um sabor incrivelmente intenso e cremoso. Esse prato é muito conhecido em Portugal, por isso é um verdadeiro sucesso quando turistas visitam o país.

9 – Amêijoas à bulhão pato 

Esse prato combina muito com uma cerveja bem gelada, e os portugueses adoram fazer essa combinação. Esse prato é feito com um molho que fica delicioso quando combinado com pão. Esse molho é feito com azeite, coentro, alho e vinho branco.

10 – Alheira de Mirandela 

Esse prato é feito com salsichas defumadas e chouriços. Ela foi criada pelos judeus e se tornou um prato clássico da culinária portuguesa. Geralmente, esse prato acompanha ovos e batatas fritas.

Para saber mais detalhes sobre os pratos salgados da culinária portuguesa, continue navegando aqui no blog da Eno Gourmet Premium e descubra muito mais sobre essa deliciosa culinária.

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.