Pensando em viajar para Portugal? Veja aqui 10 pratos da culinária portuguesa que você não pode deixar de provar!

A culinária de Portugal é muito vasta e rica em detalhes. Confira aqui 10 opções para provar durante a sua viagem pelo país:

10 pratos da Comida Portuguesa que você precisa conhecer

1-    Bolinhos de bacalhau

Portugal é conhecido como ícone das receitas que levam bacalhau. O peixe é um marco da culinária portuguesa, por isso os moradores locais costumam dizer que há mais receitas de bacalhau do que dias em um ano.

Os bolinhos de bacalhau são um verdadeiro estandarte da cozinha local. Dourados, com uma camada crocante por fora, e macios por dentro, os bolinhos podem ser servidos de entrada ou como porções (acompanhados com arroz).

2-    Cozido à portuguesa

Para os amantes de carne, esse prato tradicional português inclui vaca, frango, porco e vários estilos de salsichas. Trata-se de um festival de carnes, mas inclui também alguns vegetais, como feijão, couve e cenouras cozidas.

A água utilizada no cozimento de todos os ingredientes compõe um nutritivo e revigorante caldo que pode ser apreciado posteriormente (ou até para cozer arroz).

3-    Caldeirada de Peixe

O uso de mariscos e peixes pela culinária portuguesa é extremamente abundante. A caldeirada nada mais é que um cozido com peixes de vários tipos, além de mariscos, e tudo isso coberto por tomates e ervas aromáticas. Um jantar energético ideal após um longo dia na praia.

4-    Queijo da Serra

O Queijo da Serra é feito à base de leite de ovelha, por isso confere sabor intenso, diferenciado, e textura cremosa.

Apesar de não ser amplamente conhecido, para quem pretende viajar pelo país esse queijo conta com versões mais suaves e amanteigadas, como também mais encorpados e de sabor mais forte. Um verdadeiro deleite para apreciadores.

5-    Amêijoas à Bulhão Pato

Este prato de amêijoas confere, além dessa deliciosa iguaria, um revigorante caldo para mergulhar pedaços de pão e se deliciar com o molho divinal, que é feito à base de azeite, coentro, alho e vinho branco.

6-    Bolo do caco

Para os amantes de pão de alho, essa versão achatada e circular é assada em forno a lenha artesanal e vai certamente tirar suspiros de quem experimentar.

7-    Arroz de Pato

Os risotos também são de encher os olhos em Portugal. Aqui, o pato do risoto é acompanhado por fatias de chouriço.

Antes de ir ao forno, o pato é cozido para ficar com textura mais tenra possível, suave quando chega à boca. Acompanhado de um copo de vinho tinto, esse prato se torna uma experiência única.

8-    Pão de ló

O mais tradicional e conhecido bolo português, representa uma sobremesa que hoje em dia integra a culinária de diversos países, mas apenas em Portugal você poderá provar o original.

Suave, simples e volumoso, o pão de ló pode ser servido com sorvete ou apreciado sem acompanhamento.

9-    Queijadas de Sintra

Para melhor compreensão, pense nas queijadas como pastéis de ovo e requeijão, um prato adorável servido na vila de Sintra, a 20 minutos do centro de Lisboa (de carro).

As queijadas polvilhadas com canela são muito apreciadas por todos os turistas.

10- Torta de Azeitão

Entre as comidas portuguesas, as sobremesas feitas à base de ovos são muito comuns. Uma das mais famosas é a torta de Azeitão. Coberta por gema de ovo doce e canela, a torta é enrolada na perfeição.

Esse prato faz a alegria de quem aprecia um docinho no meio da tarde, por isso não perca a oportunidade se for passar por Azeitão.

Continue acompanhando o Eno Gourmet Premium para saber das novidades!

Em breve, no site Eno Gourmet Premium, estarão disponíveis produtos típicos da culinária portuguesa. Basta acompanhar o Blog e ficar por dentro de tudo.