Quando entramos em um mercado somos surpreendidos por tantas marcas, sabores e tipos de vinhos diferentes que ficamos perdidos na hora de escolher o melhor para levar para casa. Vinho Português, Argentino, Italiano e também os produzidos aqui no Brasil são uns dos melhores disponíveis e como toda bebida, os vinhos também possuem suas categorias, sendo elas; Vinho seco, suave ou doce. Tudo depende da graduação do açúcar presente na bebida e da intensidade que ela traz ao paladar.

 

Vinhos que possuem um teor menor de açúcar possuem um aroma e sabor mais apurados durante a degustação. Aqui no Brasil temos uma legislação específica para cada tipo de bebida, classificando cada estilo. É interessante conhecer sobre cada um para poder escolher o melhor vinho para o seu paladar e também saber escolher de acordo com o paladar em geral para que futuramente possa presentear amigos e entes queridos, pois muitos confundem o vinho doce com o vinho suave e vice-versa. Atire a primeira pedra quem nunca cometeu este equívoco quando começou a se interessar por vinhos. E o ser humano esta sempre mais propenso em aceitar produtos de sabores doces, pois são ensinados desde crianças a consumir sucos, balas e refrigerantes. Dito isso, vamos aprender pelo menos o básico sobre este assunto?

 

Vinhos Secos

Vinhos deste estilo possuem o nível de açúcar imperceptível, é produzido com uvas como Sauvignon, Merlot, Cabernet e Chardonnay, frutas nobres para fabricar o melhor vinho tanto tinto quanto branco, de acordo com os apreciadores da bebida. Dentro desta categoria existe mais uma, o vinho meio-seco, que é o melhor para a harmonização pois combina com todos os pratos de refeições por conseguir ir do delicado ao doce.

 

Vinhos Doces

O vinho do Porto, um vinho de Portugal, vendido em todos os países, é o melhor exemplo de vinho doce, por isso é o mais recomendado para sobremesas por conter um aroma e sabor adocicado nítido e intenso sem a adição de açúcar. É apreciado por grande parte dos consumidores por ser de fácil aceitação ao paladar e de fácil harmonização com grande parte dos doces e derivados.

 

Vinhos Suaves

Produzidos através de uvas de qualidade inferior, como a Concord, Isabel, Herbermont, Niágara e outras, possuem um teor de açúcar muito elevado, passando de 25g/L. É um vinho consumido pelo paladar popular ou de um público mais sensível referente ao sabor imponente do vinho seco. Os vinhos suaves são de fácil identificação em seus rótulos e encontrados em todos os supermercados, pois existe a oferta e a compra rápida, para aquela hora que bate uma vontade de tomar um vinho e corremos ao lugar mais próximo.

 

E para que não haja mais duvidas na hora de escolher o melhor vinho para o seu paladar e ajudando a todos que possuem duvidas semelhantes a estas, sobre o mundo dos vinhos e combinações, foi criado o Blog Eno Gourmet Premium. Ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito exclusivamente para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião, surpreendendo todos em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.

Grand Cuvée Espumante

Maria Antonieta

Vinha Do Marco Tinto

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.