Harmonizar sabores é uma tarefa difícil no começo, mas quando esta arte está totalmente dominada, fica impossível não querer fazer experiências com todos os tipos de alimentos e bebidas. Quase como estudar para uma prova, você vai praticando, testando e descobrindo coisas novas, para no final, tirar o seu merecido 10, encontrando novos sentidos para o paladar e surpreendendo a todos. Para os que ainda não estão familiarizados com o conceito e não sabem do que estamos falando, a “harmonização” nada mais é do que misturar sabores distintos, provocando uma nova sensação ao experimentar ambos os produtos combinados, equilibrando os elementos para criar um novo sabor agradável.

Um dos melhores exemplos de sabores que são ótimos para a harmonização com alimentos, é o vinho. Apaixonados pela bebida estão sempre a procura de pratos, petiscos e sobremesas que combinem com o destilado de uvas. Mas o que poucos sabem é que o chocolate é um excelente amigo para uma degustação com a bebida. Vinho Português, vinhos italianos, argentinos e até vinhos brasileiros são boas opções para esta experiência. Um dos motivos para que o produto derivado do cacau seja esquecido, é o seu grande teor de gordura, fazendo com que as pessoas o consumam apenas sozinho, pois já é de conhecimento de todos que ele possui características fortes e marcantes, deixando um gosto desagradável quando misturado com algo a mais. Felizmente este não é uma unanimidade quando se fala da combinação com vinhos, sendo uma das poucas exceções. Escolhendo a bebida e o chocolate certo, esta criado uma obra de arte. Mas quais são as melhores combinações?

Chocolate ao leite

Por ser um chocolate com um teor elevado de açúcar, o chocolate ao leite pode ser harmonizado, como já é de se espera, com um vinho mais adocicado, um ótimo exemplo é o vinho do Porto, com sabor inconfundível e um dos mais consumidos em todos os países, combinando sem erros com ovos de Páscoa, barras de chocolate, tortas e bolos. O seu sabor se funde ao do chocolate ao leite e nenhum dos dois anula a representatividade do outro.

Chocolate branco

Seguindo a linha de chocolates adocicados, o chocolate branco é o que contém o maior teor de açúcar de todos do mercado, tem um sabor perfeito para a combinação tanto com vinhos brancos, quanto tintos. Vinhos que possuam em sua composição a fermentação malo lática, que é redução da acidez da bebida são perfeitos, e esta característica é encontrada em vinhos do tipo espumante, sendo assim, os espumantes moscatéis são as melhores escolhas.

Chocolate amargo

Por ser o chocolate com menor teor de açúcar e concentração de gordura e maior presença no aroma e sabor do puro cacau, o chocolate amargo e meio amargo são os melhores na hora da harmonização, pois estas características diferentes de seus semelhantes os deixam mais abertos a uma mistura com outros produtos e alimentos. Vinhos tintos com os mesmos conceitos são o toque de mestre na harmonização, sendo os jovens ou mais encorpados para chocolates meio amargo e para os totalmente amargos, a escolha mais apropriada seria os com taninos fortes, para equilibrar com o amargor do cacau.

Pensando em ajudar a todos que possuem duvidas semelhantes a estas e para que você fique por dentro de todas as dicas sobre o mundo dos vinhos e combinações, foi criado o Blog Eno Gourmet Premium. Ótimo portal de conhecimento gastronômico, feito exclusivamente para você. Confira e aprenda a ser um excelente anfitrião, surpreendendo todos em jantares, reuniões e confraternizações. Escolha a sua melhor taça e não faça feio.

Porto Fine Tawny

Porto Fine Ruby

Vinho Verde DOC Tinto

Conheça mais sobre o mundo da enologia no Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.