Organizar um casamento não é uma tarefa muito fácil, são tantos os detalhes que precisam ser pensados que os noivos muitas vezes, ficam perdidos, sem saber por onde começar.

Alguns detalhes são primordiais e precisam ser resolvidos pelos noivos, detalhes como as roupas dos padrinhos, vestido da noiva, decoração da festa e claro, o cardápio e as bebidas que serão servidas.

Claro que, em um bom casamento, não pode faltar muito vinho e o tradicional brinde feito aos recém casados. Mas, escolher o vinho ideal para servir no casamento, pode não ser uma tarefa muito fácil, já que para isso também existem alguns detalhes.

Para isso, separamos alguns pontos que são essenciais para prestar atenção no momento de escolher o vinho ideal para o seu casamento.

Escolha quais comidas serão servidas 

O primeiro e mais importante passo para não errar na escolha do vinho ideal para o seu casamento, é escolher primeiro os pratos que serão servidos. É praticamente impossível escolher o vinho primeiro e depois os pratos.

Isso porque, é muito mais difícil escolher o prato conforme a escolha do vinho, já ao contrário, é mais fácil. Por exemplo, se o prato principal for feito com carne, o vinho tinto é o ideal para ser servido. Agora, se o prato principal for feito de peixe, o vinho ideal são os brancos.

Entende a diferença? Caso tenha dúvidas a respeito de qual vinho servir com determinado prato, o ideal é escolher um que seja versátil e se harmoniza facilmente com vários pratos como é o caso do vinho branco de corpo médio.

 

Preste atenção na época do ano 

Saber qual época do ano será marcado o casamento é muito importante para que a escolha do vinho seja certeira. Por isso, marque a data antes de começar a se preocupar com os comes e bebes.

Se o casamento for em uma época do ano fria, o melhor vinho para ser servido é o vinho tinto, pois ele aquece o corpo e por isso as pessoas o preferem. Se caso o casamento seja feito no verão, os vinhos refrescantes são os ideais.

 

Qual será o estilo do casamento? 

Se o casamento tiver um estilo mais formal como aqueles que são feitos em hotéis, locais próprios para eventos e buffet, procure escolher um vinho que seja mais elegante como é o caso do vinho tinto. Ele por si só, já apresenta uma impressão intelectual e requintada.

Se o casamento for ao ar livre, com uma pegada mais despojada que os convidados poderão ir vestidos de uma forma mais informal, os vinhos refrescantes são ideais para servir nesse caso.

 

Preste atenção na safra da época 

Quando o vinho escolhido for o vinho tinto, é preciso escolher o modelo da última safra ou aqueles que tenham 2 ou 3 anos de tempo guardado. O vinho português é um exemplo disso.

Já, se a escolha for o vinho mais refrescante, escolha aqueles que são mais frescos e que tenham notas frutais, nesse caso, precisam ser os vinhos brancos da última safra.

Saber escolher o vinho certo para determinadas ocasiões, não é uma tarefa muito fácil, por isso, o melhor a se fazer é pesquisar muito sobre o assunto. Aqui no blog da Eno Gourmet Premium, é possível encontrar muitas dicas a respeito do vinho de Portugal.