Pessoas que não estão acostumadas a consumir vinhos em restaurantes, acabam ficando muito nervosas quando precisam escolher um e, muitas vezes, não sabem o que fazer para escolher o vinho correto.

Isso é normal, pois muitas pessoas não sabem como reagir quando o garçom entrega a carta de vinhos ou então uma rolha para que escolham a bebida. Muitas vezes, acabam não pedindo a bebida por receio de não saber como reagir no momento do ritual da escolha, pois são muitos detalhes.

Saiba como escolher, pedir e analisar se o vinho está realmente bom no momento de degustar um em algum restaurante e não passe vontade nunca mais!

O primeiro passo: a escolha!

 Essa é a parte que mais deixa as pessoas nervosas, como escolher o vinho ideal quando o garçom ou o sommelier vem até a mesa com a carta de vinhos.

Mas calma, não é um bicho de sete cabeças, basta se concentrar, analisar a carta de vinhos com calma e aproveitar o sommelier para tirar suas dúvidas, afinal, ele está ali exatamente para isso, então não exite em perguntar.

Também há aquelas pessoas que não costumam tomar vinhos e por isso não têm ideia de como escolher, nesse momento, peça indicação ao sommelier, lembre-se que ele está acostumado com situações como essa e é por isso que está ali.

Converse com ele a respeito do prato escolhido para a refeição e como é o seu paladar para os vinhos, com certeza ele indicará o melhor para você, afinal, ele melhor do que ninguém conhece os vinhos daquele restaurante.

 

Quando a escolha é feita é preciso servir o vinho 

Alguns passos precisam ser dados quando é feita a escolha do vinho, vamos explicar cada um deles para que perceba como é simples esse momento:

1º passo 

Depois que escolher o vinho, o garçom irá levar até você a garrafa que foi escolhida e irá lhe mostrar para que você confirme se é esse mesmo o vinho escolhido. Então, é preciso que você confirme se o nome do vinho e também a safra, estão corretos.

2º passo 

Logo depois da confirmação, o garçom irá abrir a garrafa na sua frente e assim que ele abrir, irá colocar a rolha em cima da mesa para que você possa examiná-la. É muito simples verificar se o vinho está bom pela rolha, caso ela esteja ressecada ou até mesmo quebradiça, quer dizer que o vinho ficou armazenado de uma forma incorreta.

Caso esteja assim a rolha, informe para o garçom ou para o sommelier e eles irão trocar o vinho para você.

3º passo 

Se você aprovar o estado da rolha, o garçom ou até mesmo o sommelier, irá servir uma dose bem pequena na sua taça para que você avalie se o vinho está de acordo com o que você esperava e o que dizia na carta de vinhos.

Além de provar, é importante cheirar o vinho, caso esteja alguma coisa estranha, comunique-o rapidamente, caso o vinho esteja perfeito, você pode autorizar que o sommelier sirva o restante das pessoas que estão na mesa.

É importante ressaltar que, todos esses passos serão feitos pela pessoa que pediu o vinho para o garçom ou para o sommelier e somente com a autorização dessa pessoa, eles irão servir o restante das pessoas que estão na mesa.

Aprender sobre os vinhos de Portugal é sempre muito interessante, pensando nisso, o blog Eno Gourmet Premium conta com várias dicas que são muito valiosas para você que ama o universo do vinho português.