Muitas dúvidas surgem no momento de armazenar aquele vinho que não foi consumido inteiro quando aberto. Essas dúvidas surgem porque quando o vinho não é armazenado da forma correta, o oxigênio faz com que ele vire vinagre e fique muito ruim.

Por isso, alguns segredos como, fazer com que o vinho fique com pouco contato com oxigênio, por exemplo, é um ótimo começo para ter um vinho conservado por mais tempo.

Existem algumas formas de guardar o vinho de uma forma que sua vida seja prolongada mesmo depois que ele for aberto. A oxigenação é tão importante que em praticamente todas essas formas, tem a ver com a remoção do oxigênio.

 

Dicas para armazenar vinhos 

  • Coloque a garrafa na posição vertical, assim o contato do vinho com o oxigênio será ainda menor.
  • Evite mudá-lo de lugar com muita frequência, a mudança drástica de temperatura estraga facilmente um vinho.
  • Para que o vinho fique em temperatura ambiente, você pode colocar a garrafa em água morna, mas, é importante que a água esteja morna e não quente.

Essas poucas, mas valiosas dicas, servem para todos os tipos de vinhos. Mas, para conservar o vinho tinto, é preciso ter alguns cuidados a mais.

 

Dicas para armazenar vinho tinto 

  • Quando colocado na geladeira, não deixe a garrafa na posição horizontal, isso faz com que ele fique em contato com o oxigênio.
  • Se caso não for deixá-lo na geladeira, não coloque em um lugar que fique próximo da janela, isso vai fazê-lo entrar em contato com o sol e prejudicá-lo de tal forma que pode até mesmo mudar sua cor.
  • A temperatura ideal é aquela até 21º, por isso é importante mantê-lo dentro da geladeira.
  • Se preferir, coloque o restante do vinho em uma garrafa menor, assim o contato com o oxigênio será ainda menor.

 

Alguns vinhos estragam mais rápido que outros 

Alguns tipos de vinhos estragam com mais rapidez e, por isso, devem ser consumidos em menos de uma semana. Alguns deles são:

  • Pinot Noir que é um vinho tinto muito sensível quando entra em contato com o ar.
  • Os vinhos que estão guardados a mais de 8 anos.
  • Vinhos orgânicos também são extremamente sensíveis, assim como o vinho sem SO2.

 

Acessórios para utilizar para preservar o vinho por mais tempo 

Alguns acessórios e ferramentas podem ser utilizados para preservar o vinho de uma garrafa que já foi aberta. Algumas ferramentas realmente não funcionam direito, mas há duas que são essenciais caso você queira armazenar o seu vinho.

Gás inerte 

Esse gás é colocado dentro da garrafa do vinho e como ele é pesado quando comparado com o ar, faz com que o vinho fique mais protegido contra o oxigênio.

Bomba de vácuo

 A bomba de vácuo também é uma ferramenta muito utilizada e seu uso é muito simples. Essa bomba conta com uma tampa de borracha que pode ser utilizada várias vezes, quando essa tampa faz conjunto com a bomba de ar, faz com que todo o ar que estava dentro da garrafa, saia.

Saber como conservar o vinho depois de aberto é muito importante para que ele não estrague e que não atrapalhe o seu paladar no momento da degustação.

No blog Eno Gourmet Premium é possível encontrar muitas dicas de como servir vinho da forma correta, como escolher o vinho ideal e muitas outras informações muito interessantes a respeito de vinhos.

Além disso, é possível encontrar também muitas dicas referentes à culinária portuguesa.