Com o aumento da demanda e aprimoramento das técnicas de produção, a vinicultura seguiu o caminho natural ao certificar a qualidade dos vinhos. Assim, com a garantia de procedência, o consumidor, cada vez mais exigente, pode ter certeza de que seus vinhos prediletos têm as características de origem que lhes são distintivas.

Os vinhos DOC portugueses

O primeiro sistema de controle de qualidade dos vinhos finos foi criado pelo Marquês de Pombal, em meados do século XVIII, desenvolvido para coibir as falsificações do Vinho do Porto, que já naquela época turbavam a sua exportação.

O sistema criado pelo estadista português resultou na classificação mais importante que temos na vinicultura mundial, a Denominação de Origem Controlada (DOC). Por isso, a primeira região a receber a demarcação DOC foi o Douro, resultando na diminuição das adulterações dos vinhos do Porto.

A importância da certificação DOC

Quando um vinho tem estampado em seu rótulo a sigla DOC, significa que foi produzido em uma região tradicionalmente reconhecida pelo terroir adequado ao cultivo de uvas viníferas e com diversos tipos de controles das cepas e da produção do vinho.

Para que um vinho receba um selo DOC, é necessário cumprir todos os critérios definidos tanto no cultivo das uvas quanto na produção do vinho, e uma comissão reguladora, responsável pela certificação, vai até a vinícola avaliar as condições técnicas da amostra submetida.

A comissão avalia as condições de cultivo, tipo de solo, região de origem, as cepas cultivadas, métodos de vinificação, fermentação e armazenamento e as propriedades organolépticas. Todo o rigor das avaliações visa garantir o mais alto nível de controle de qualidade, da vinha ao engarrafamento, resultando em um vinho excepcional.

A denominação DOC no Brasil

O Brasil ainda não tem um grande destaque entre os produtores mundiais de vinho, mas aos poucos vem conquistando reconhecimento internacional. Em 2012, o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, recebeu a primeira Denominação de Origem.

Como vimos, as normas certificadoras envolvem processos específicos para o cultivo das uvas e para a fabricação dos vinhos, e, apesar da evolução das vinícolas brasileiras, não se pode comparar com a tradição e rigor dos produtores portugueses.

Os melhores vinhos do mundo

A qualidade dos vinhos portugueses é indiscutível. Uma região privilegiada, onde se produzem mais de 200 tipos de uvas autóctones. Vinhos de sabores e aromas excepcionais, produzidos com técnicas que envolvem a longa tradição vitivinicultora de Portugal com o que há de mais moderno.

E se você está buscando vinhos portugueses agraciados com selos DOC, recomendamos que conheça a loja virtual da Eno Gourmet Premium, além de se aprofundar em alguns destes temas informativos acessando o conteúdo adicionado em nosso blog, podendo ser uma base para admiradores experientes ou novos ingressantes neste universo. No portal da Eno Gourmet Premium, você pode comprar vinho online com a certeza de qualidade e procedência, além do cômodo de receber seus vinhos prediletos no conforto de sua casa.

Saiba Mais: Monte da Raposinha | Vinho com Frango | Quinta dos Ingleses

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.