Uma das bebidas mais servidas com peixes, certamente, são os vinhos, principalmente os vinhos brancos, que muitas pessoas acreditam ser o único possível a harmonizar com o alimento.

Fazer harmonização de vinhos com alimentos realmente não é algo tão simples e fácil como parece, é preciso ter cuidado para não errar no momento de servir.

Ao cometer o erro de servir o vinho errado, o sabor do peixe pode ser afetado e até mesmo não ficar tão saboroso como ele realmente estaria.

Pensando nisso, hoje, vamos mostrar alguns tipos de vinhos que combinam com peixes e também demonstrar alguns pratos feitos com esse ingrediente e como combinar com a bebida.

Alguns dos melhores vinhos para combinar com peixes

Existem dois tipos de vinhos que você pode aproveitar para combinar com diferentes tipos de pratos feitos com peixes, pois harmonizam muito bem com o prato.

Um deles é o Vinho Verde de Anselmo Mendes Muros de Portugal e, claro, o outro é o vinho branco que, normalmente, é servido com esses tipos de pratos.

Veja alguns pratos feitos com peixes e qual vinho servir

Existem alguns pratos feitos à base peixes que são muito consumidos aqui no Brasil, por isso, vale a pena entender qual é o melhor vinho a ser servido com eles.

Salmão

O salmão, provavelmente, é um dos peixes mais servidos em restaurantes e até mesmo em residências brasileiras. O modo de preparo dele pode variar, e é exatamente nesse momento em que é preciso tomar cuidado.

Quando ele é feito no forno, o ideal é servi-lo com vinho tinto leve, aqueles feitos com uvas Gamay, ou Pinot Noir que são mais delicados. Para salmão defumado, o ideal é servir com vinho branco Riesling.

Para salmão cru servido com sashimi ou com molho tártaro, o espumante seco é a bebida ideal para colocar à mesa.

Bacalhau

O bacalhau é um prato tradicional de Portugal e também muito conhecido aqui no Brasil, por isso, vale a pena entender como servi-lo com vinho.

Os pratos que são feitos com bacalhau, normalmente, são carregados de azeite, o que deve ser levado em conta no momento de escolher o vinho correto.

Para um bacalhau feito com pimentões, mais chegado ao sal, batatas e azeite, o ideal é servir com vinhos brancos mais encorpados como é o caso do Chardonnay.

Porém, para quem não abre mão de um bom e tradicional vinho tinto com tanino suave, pode ficar tranquilo, pois ele também se harmoniza bem com o tipo de peixe.

Sushi e sashimi

Muitas pessoas amam peixes que são colocados em comidas orientais, por isso não podíamos deixar de citar pelo menos um tipo dessa culinária neste post. Para pratos orientais, como o sushi e o sashimi, pode ser servido vinhos brancos mais leves e delicados, como vinho verde, por exemplo.

Aprender a harmonizar vinhos com diferentes tipos de pratos é algo muito bom, pois assim você terá cada vez mais certeza de que não irá errar quando for colocá-los à mesa.

Para saber muito mais sobre todo esse universo da vinicultura, continue aqui no blog e confira todos os outros posts.

Para comprar vinho online em Portugal, entre no site da Eno Gourmet Premium e veja todos os vinhos de alta qualidade que você pode encontrar. Com certeza, o seu preferido irá estar no site.

Fique por dentro:

Saiba Mais: Monte da Raposinha | Vinho com Frango | Quinta dos Ingleses

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.