Quem gosta de vinhos e pesquisa sobre o assunto, sabe que não é importante apenas escolher o tipo e saber saborear a bebida, mas também, é essencial saber como servir vinho, senão de nada adianta os outros entendimentos.

Saber qual é a temperatura ideal, quais são os copos que devem ser servidos, qual é a frequência que devem ser servidos e outros pontos, são essenciais para que você saiba como servir vinho.

Quando você aprende esses detalhes que são importantes no momento de servir o vinho, você consegue surpreender a pessoa que está servindo. Por isso, não deixe de conferir essas dicas.

 

como servir vinho: dicas para não errar no momento de servir.

O primeiro passo que os expert em vinhos fazem antes de abrir a garrafa, é limpá-la. Passe um pano ao redor dela e, principalmente, em volta do seu gargalo, assim vai retirar toda a sujeira e poeira que com o passar do tempo fica acumulada, evitando a contaminação do vinho.

É importante que a garrafa seja aberta na presença de todos os convidados, então nada de abrir a garrafa na cozinha e levá-la aberta até a sala de jantar. O ideal é abrir na mesa junto com todos. Isso só pode ser deixado de lado quando se trata de vinho tinto português.

Além de abrir à mesa, a taça de quem está abrindo o vinho deve ser a primeira a ser servida, assim, a pessoa irá experimentar o vinho antes de servir aos demais convidados para saber se ele realmente está bom para ser servido, e também, os resíduos que soltam da rolha, ficam na sua taça e não na taça do convidado.

Quando for servir vinho de Portugal do tipo tinto, ele deve ser aberto pelo menos 30 minutos antes do horário de servir. Ele deve ser retirado da garrafa e colocado em um recipiente próprio para servir a bebida, assim ele tem tempo para respirar e essa passagem dele para outro recipiente serve também como uma forma de filtro.

Como servir vinho

como servir vinho: temperaturas e copos que devem ser servidos

Em relação ao vinho branco, ele deve ser servido em uma temperatura muito fresca e por isso, não deve ser retirado do frappé que são aqueles baldes de gelo onde ficam as garrafas. Ele deve ser mantido em uma temperatura de 8º até 12º.

O vinho tinto deve ser servido em temperatura ambiente e ficar entre 16º até 18º.

O copo que é escolhido para servir o vinho é outro ponto extremamente importante. Isso porque, dependendo do copo, o néctar do vinho pode mudar completamente. Então, o primeiro passo é escolher copos que sejam transparentes.

Ele deve ter um “pé” para que a pessoa possa segurar, por isso são utilizadas muitas taças para servir vinhos. O copo não pode ser pequeno para que o vinho não fique muito perto de sua borda, assim ele não terá tanto contato com o ar.

Mas, isso depende para cada tipo de vinho, por isso é importante conhecer as taças para cada tipo de vinho.

Para ficar por dentro do mundo dos vinhos como o vinho tinto português e outros, basta navegar mais no blog Eno Gourmet Premium e se encantar com esse universo do vinho de Portugal e muitas outras curiosidades a respeito.

 

Você sabe como funciona o amadurecimento do vinho?

Conheça mais sobre o mundo da enologia no blog de vinho Eno Gourmet Premium, um dos melhores blogs de culinária típica portuguesa e aproveite para comprar vinho online.