Uma das dúvidas mais frequentes que sonda os consumidores de vinho é em relação à Como conservar o vinho depois de aberto, pois o vinho é uma bebida que estraga depois de um tempo quando entra em contato com o oxigênio, seja ele um vinho português ou de qualquer outro tipo.

O ideal a se fazer é tomar a bebida inteira depois que a garrafa é aberta, porém, muitas vezes isso não é possível. Por isso que é tão importante saber fazer essa conservação, para que não haja desperdícios e que você consiga tomar um vinho ainda de boa qualidade.

O oxigênio é necessário para produzir o vinho, mas, depois da bebida pronta, o seu contato com o oxigênio e com a temperatura ambiente é o principal motivo que leva a bebida a estragar.

Por isso separamos algumas dicas de como conservar o vinho depois de aberto para que você saiba como proceder se não conseguir beber a garrafa inteira:

Formas de conservar o vinho: não deixe que seu vinho português estrague

 

1 – Coloque o Vinho em Uma Garrafa Menor

Provavelmente essa é a forma mais simples de fazer a conservação do vinho depois de aberto. Para ter um tempo maior de conservação, basta transportar a quantidade de vinho que sobrou para uma garrafa menor.

Quando ele é colocado em uma garrafa menor, o seu contato com o oxigênio é menor, por isso ele se conserva mais.

 

2 – Utilize Gás Inerte

Essa também é uma forma muito boa de fazer a conservação, porém, é uma das mais caras.

O gás vem em forma de nitrogênio em spray que é colocado na garrafa.. Esse gás tem mais peso do que o ar, por isso ele fica no fundo da garrafa e faz com que a bebida dure mais. Essa forma de conservação é cara porque não dá para reutilizar o gás de nitrogênio.

 

3 – Guarde à Vácuo

Essa forma de conservar o vinho depois de aberto é a mais conhecida entre os consumidores de vinhos, pois é fácil de usar com as rolhas reutilizáveis.

Geralmente, o vinho português e de todos os outros tipos ficam conservados por até uma semana com esse método. Mas, mesmo ficando conservado, ele não fica tão gostoso quanto quando ele foi aberto.

Como conservar o vinho depois de aberto

 

Tempo que os Vinhos Ficam Conservados

 

Vinhos Brancos

 

Vinho Rosé

  • 1 semana

 

Espumantes

  • 1 a 3 dias

 

Vinhos Tintos

  • Vinho Tinto Leve: 3 a 5 dias
  • Vinho Tinto Médio Corpo: 3 a 5 dias
  • Vinho Tinto Encorpado: 3 a 5 dias

 

Não importa qual é o tipo do vinho, se é vinho do Porto, vinho verde, espumante ou vinho branco, o ideal é que eles fiquem em uma temperatura entre 10º e 13º. Não precisa necessariamente ter uma adega específica para eles, a geladeira consegue dar conta de mantê-los conservados pelos tempos determinados acima.

É muito importante saber como conservar o vinho depois de aberto, para que você consuma um produto de qualidade e que a harmonização entre o vinho de Portugal com alimentos sejam deliciosos.

Para você que é fã de vinhos e gosta de sempre estar por dentro de todas as informações e novidades referentes ao assunto, aqui no blog Eno Gourmet Premium é possível conhecer a história do vinho português, várias outras curiosidades sobre eles e muitos outros conteúdos interessantes.